A circulação de motos irregulares, que trafegam em Niterói com descarga aberta fazendo muito barulho, vai ser reprimida pela Polícia Militar. É o que promete o novo comandante do 12° BPM, coronel PM Leonardo Ribeiro de Oliveira. Em sua meta também está a redução dos furtos em lojas, que cresceram 15% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2023.
Nascido em Niterói, 48 anos, o coronel Oliveira está há 28 anos na Polícia Militar. Após a recente troca no comando geral da Corporação, o oficial foi transferido do 25º BPM (Cabo Frio), que responde pelo policiamento ostensivo da Região dos Lagos, para o 12º BPM, responsável pelos municípios de Niterói e Maricá.
– Os indicadores criminais mais impactantes na nossa região, como homicídio doloso e roubos de rua e de veículos, estão controlados. Mas constatamos que os furtos a estabelecimentos comerciais, ocorridos quase sempre à noite, registraram um aumento 15% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023 – observa o coronel.
Para combater esse delito, que tanto tem incomodado os moradores de Niterói, o coronel Oliveira vem redirecionando o policiamento noturno para as áreas de maior incidência de furtos. Além disso vai estabelecer articulações com outros atores, na medida em que esses furtos são praticados em sua maioria por população em situação de rua e dependentes químicos.
– O problema impacta na segurança pública, mas não será resolvido unicamente com o policiamento ostensivo. Vamos procurar estreitar ainda mais a parceria com a Polícia Civil e com os órgãos de saúde e assistência social da prefeitura – afirma o novo comandante.
Em relação à circulação de motocicletas irregulares, outro forte indutor de ações criminosas, o comando do 12º BPM começa a articular ações junto ao Detran e órgãos de fiscalização municipais. No último fim de semana, 12 motos foram removidas em operação no município de Maricá. Na segunda-feira (13), os policiais militares e fiscais do Detran emitiram 47 autos de infração numa operação da Estrada do Sapê, em Niterói.
Espero que realmente o novo Comandante do 12º BPM reprima essa prática idiota e insana dessas descargas abertas de motoqueiros que se acham donos das ruas.
Praga urbana que aumenta a cada dia, além de que trafegam sem placas, muita das vezes, sem capacetes e vestimentas inadequadas. Repressão contra esses sujeitos tem que ocorrer pesadamente.
Estamos aceitando tudo, ao que parece, docemente constrangidos !!!
Um absurdo sem tamanho essas motos barulhentas!!! Devem ser TODAS apreendidas! Perturbação da ordem, do sono, da paz…
A adulteração no escapamento, que produz os irritantes barulhos, não ocorre só em motos, mas também em muitos carros. Na avenida Amaral Peixoto, no centro, isso é ouvido muitas vezes em pleno horário comercial. Também não é incomum nessa avenida, por exemplo, ver motoqueiros empinando motos e trafegando sobre a calçada na contramão.
Aliás, vias largas, bem asfaltadas e sem lombadas é convite certo para motoristas e pilotos abusados acelerarem à vontade e desrespeitarem às leis de trânsito, seja de dia, noite ou madrugada, pois não tem como a polícia fazer vigília 24h por dia, em todos as esquinas e para sempre.
Quero ver a “SEDOP” – Secretaria de Desordem Pública, acabar com a farra dos motoqueiros e com os carros estacionados em cima das calçadas, principalmente nos fins de semana na REGIÃO OCEÂNICA.
Essa eu quero ver, a desordem na cidade corre livre, leve e solta. Não existe a menor repressão e punição aos infratores das regras de trânsito. Para-se e estaciona-se onde se bem entende, motoqueiros e motoboys, verdadeiros capetas que fazem as maiores barbaridades nas ruas, com essas motos barulhentas, passando a mil entre os carros e tocando aquela buzininha irritante, ultrapassando todos os sinais vermelhos, impinando suas motos trafegando por calçadas, trafegando na contramão e tudo isso com o testemunho e aprovação das autoridades que nada fazem, o cidadão de bem, pagador de impostos, fica acuado, a mercê desses vagabundos. Se eu fosse a autoridade responsável, colicaria ordem nisso da noite para o dia, é só querer ! Por essas e por outras que a população não acredita nas autoridares do executivo e muito menos na polícia. Vai vc cidadão denunciar, pedir a polícia para tomar orovidencias de um desses crimes relatados acima, a resposta deverá ser; “Não estamos aqui para isso !”
Então estão para que ?
Vamos ver o que o coronel recém chegado fará de diferente !
Exatamente isso! Boa Arthur!