Fechada a “janela eleitoral” que permitiu a políticos trocar de partido sem cometer infidelidade partidária, a distribuição das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Niterói incluiu quatro siglas: PMB, PSL, PRB e PcdoB, todas de pouca expressão na cidade.
O prefeito ex-petista Rodrigo Neves, que foi para o PV, continua com a base de apoio lhe garantindo 17 votos. A oposição também não se alterou. O PSOL manteve seus três mandatos e o PSDB um.
Os partidos que dominaram a cena política niteroiense nas últimas décadas, PT e PDT, foram os que sofreram perda maior para disputar a próxima eleição municipal. O PT não conta com Waldeck Carneiro, eleito deputado estadual em 2014. Seu suplente, Vitor Junior, desistiu de tentar a reeleição este ano, restando na bancada Verônica Lima, que retornou ao cargo ao deixar a Secretaria de Assistência Social, e Bira Marques. Leonardo Giordano preferiu pular para o PCdoB.
O PDT, mexido com a saída do ex-secretário estadual de Saúde Felipe Peixoto, ficou só com Renato Cariello. Emanuel Rocha já deixara a legenda trocando-a pelo SDD e Luiz Carlos Gallo, que se elegeu pedetista e mudou para o PROS, na semana passada foi para o PSL. Outra eleita pelo PDT em 2012 foi Tania Rodrigues, que deixou a Câmara em 2015 para assumir uma cadeira na Alerj. O suplente Betinho assumiu e trocou o PDT pelo SDD. Apesar de Peixoto ser candidato a prefeito pelo PSB, nenhum político com mandato lhe acompanhou à nova sigla, deixando o prefeitável sem apoio de uma nominata à vereança com cacife eleitoral.
De resto, o Solidariedade continuou com seus quatro nomes, Paulo Bagueira (presidente do Legislativo), Betinho, Andrigo e Emanuel Rocha. No PMDB permaneceram Beto da Pipa e Rodrigo Farah. No PSOL, Paulo Eduardo Gomes, Renatinho e Henrique Vieira. O PV, novo partido do ex-petista Rodrigo Neves, prosseguiu com Daniel Marques. O PSDB com Bruno Lessa; PRP com Carlos Macedo; PP, Milton Cal; PPS, Paulo Henrique. O PRB ganhou a adesão de José Vicente Filho (ex-PROS) e Priscila Nocetti resolveu trocar o PSD pelo novato Partido da Mulher Brasileira (PMB).