New here? Register. ×
×

Preso em Niterói vereador que fraudava licitações

Escrito por Gilson Monteiro às 14:08 do dia 11 de março de 2016
Sobre: Amigo da Corte
11mar

vereador-presoFoi preso na manhã desta sexta-feira (11.03), em Niterói, o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de São Fidélis Marcos Antônio de Magalhães Gonçalves, conhecido como “Marcão”. Ele era um dos procurados pela operação Amicus Curiae, deflagrada na manhã desta sexta-feira (11.03) em São Fidélis e Itaocara pela Polícia Civil, com apoio do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que fraudava licitações.

O nome da operação policial, Amicus Curiae, é uma expressão em latim que em termos jurídicos denomina a a pessoa (amigo da Corte), entidade ou órgão, com profundo interesse em uma questão jurídica, na qual se envolve como um terceiro, que não os litigantes, movido por um interesse maior que o das partes envolvidas no processo.

Barão de Macaúbas, em São Fidélis, foi um dos primeiros endereços visitados pela Polícia. O ex-vereador, no entanto, não estava no local, mas foi preso em Niterói, e está sendo levado para a 141ª Delegacia Policial, em São Fidélis, responsável pela operação comandada pelo delegado Rodrigo Maia. Segundo a Polícia Civil, ele era um dos comandantes dos grupos envolvidos num esquema que viabilizava assinaturas falsas em atas de sessão de julgamento de procedimentos licitatórios e atestados de prestação de serviços não executados, e fornecia documentos de empresas individuais e de sociedades empresariais para possibilitar a fraude nos procedimentos licitatórios, já sabedores de qual deles seria o vencedor, visto que se tratava de um verdadeiro jogo de “cartas marcadas”. Os grupos teriam servidores da Câmara de São Fidélis e empresários. De acordo com a polícia, a quadrilha desviou mais de R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) dos cofres da Câmara Municipal de São Fidélis.

(Foto de Matheus Berriel, São Fidelis Noticias)

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|