No lugar das pizzas e massas da Gruta di Capri, que fechou em novembro de 2019, vão estar os medicamentos vendidos pela Drogaria Cristal e as frutas e legumes de um hortifruti. Ambos já começaram as obras de instalação nas lojas A e B da Rua Miguel de Frias 37, em Icaraí.
O painel de azulejos que ficava na entrada do restaurante, vai continuar na parede do hortifruti. Mas só até que a família encontre um restaurador para retirar as peças intactas da parede, disse Pedro Boneli.
O painel instalado em 1961 é composto por mais de 200 azulejos. A obra é assinada por Angelo Toledano e reproduz a Grotta Azzurra (Gruta Azul), uma caverna marinha na costa da ilha de Capri, no sul da Itália. A luz solar brilha na água do mar, criando um reflexo azul que ilumina toda a caverna.
A nova farmácia e o novo hortifruti de Icaraí vão ficar em frente a duas referências da cidade: o Ponto Jovem, pioneiro em sucos e sandubas, e o Chalé com seu chope gelado e tira gostos.
A história da Gruta di Capri começou quando o italiano Arturo Boneli trouxe, em 1953, a pizza para Niterói. Até então, o prato era desconhecido dos niteroienses, mas logo se tornou uma iguaria preferida. A casa foi criando vários sabores e acompanhamentos além do molho de tomate, uma tradição da casa. Acrescentou também ao cardápio outros pratos da cozinha italiana. Canelones, nhoque, lasanha e filé à parmegiana foram saboreados com prazer durante 66 anos pelos comensais. A Gruta fechou em novembro de 2019, para tristeza de muita gente que até hoje sente saudade de suas pizzas.
Um tearro, a sala de cinema ou uma praça seriam espaços mais adequados.
Quando a rua se tornou Moreira Cesar houve uma razão da homenagem. Agora com a morte do Paulo Gustavo perdeu a razão? Porque não homenageá-lo com um teatro, um cinema – que são partes da vida dele? No mais é criar despesas desnecessaárias aos comerciantes – além do que a Moreira César é como Visconde de Pirajá, cheia de charme.
No mais, alguém chama a Praiade Icaraí por outro nome, ou a Sernambetiba??