Com a reabertura das lojas e dos shoppings centers Niterói volta hoje (19/04) a ter movimento nas ruas. Quando o comércio começou a reabrir (a partir das 8h no Centro, e das 10h nos bairros), se ouvia em vários pontos da cidade o barulho das portas de aço sendo levantadas à espera da clientela. As cafeterias também foram autorizadas a reabrir das 6h às 20h, segundo novo decreto que flexibiliza, a partir desta segunda-feira, o funcionamento de uma série de atividades.
Com a cabeça atordoada por tanta notícia ruim, o niteroiense fica confuso com o que pode e não pode; o que está aberto ou fechado e a que horas funciona. Para ajudar a entender o decreto das medidas restritivas, a Coluna publica abaixo uma lista completa das atividades permitidas, dias e horários.
Os restaurantes à la carte já funcionam desde a quinta-feira (15), da semana passada, das 11h às 22h. Seguem as medidas sanitárias de higiene e distanciamento social como prevenção à Covid-19. Com a reabertura do comércio, os donos dos restaurantes esperam poder recuperar parte da receita perdida nas semanas de restrições rígidas decretadas pelo prefeito Axel Grael há quatro semanas.
Amanhã, será a vez dos salões de beleza abrirem suas portas para mulheres e homens poderem cuidar do visual tão para baixo em época de pandemia. Na quarta os clubes também estarão liberados, com esquema especial à tarde nos dias de semana e pela manhã nos sábados e domingos.
As aulas presenciais em parte do Ensino Fundamental na rede privada estão autorizadas a começar nesta segunda-feira (19). Bares, quiosques, restaurantes com serviço de buffet e casas de festas só poderão abrir quando a cidade retornar ao estágio Amarelo Nível 2 do “Plano de Transição Gradual para o Novo Normal”. Casas noturnas só terão autorização para reabertura quando Niterói atingir o estágio Amarelo Nível 1.
As atividades autorizadas a reabrir
A partir de segunda (19):
♦ Comércio de rua no Centro – das 8h às 16h
♦ Comércio de rua nos bairros – das 10h às 18h
♦ Shoppings centers – das 11h às 22h
♦ Centros comerciais – das 11h às 20h
♦ Cafeterias – das 6h às 20h
♦ Atividades individuais e coletivas com distanciamento ao ar livre, como praias – das 6h às 10h e das 18h às 22h
♦ Estúdios, escolas de luta, escolas de esporte e salões de dança – das 6h às 21h, de segunda a sexta, e das 6h às 13h aos sábados, domingos e feriados
♦ Serviços – das 12h às 20h
♦ Academias – das 6h às 23h de segunda a sexta e das 6h às 13h aos sábados, domingos e feriados
♦ Educação (ensino fundamental 1 – 1º, 2º e 3º anos) – aulas presenciais
Terça-feira (20)
♦ Bancas de jornal – das 7h às 17h
♦ Setor de beleza – das 9h às 20h
Quarta-feira (21)
♦ Clubes esportivos – das 13h às 19h de segunda a sexta, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados
Quinta-feira (22)
♦ Teatros, cinemas, museus e similares – das 11h às 22h
Segunda-feira (26)
♦ Educação (ensino fundamental 1 – 4º e 5º anos) – aulas presenciais
♦ O ensino fundamental 2 volta a ter aulas presenciais a partir do dia 3 de maio.
Totalmente sem sentido ❗Fazer atividades, sozinho, na areia de praia: de 06 às 10h; Ficar na aula de luta ou de dança, com total contato físico: o dia inteiro ❗❗❗ O que será que tem na areia da praia de tão contaminador assim ❓❓❓