A geógrafa e auditora da Receita Federal, Delva Ione Lucas Pinheiro, faleceu na tarde desta quarta-feira (10/06), aos 92 anos, vítima de Covid-19. Era viúva do médico do trabalho Nedio Mocarzel, que morreu há duas semanas, também vitimado pelo coronavírus.
Após a morte do marido, Delva foi internada no Hospital Icaraí, sendo logo entubada e colocada em coma induzido, chegando a apresentar alguma melhora.
Diplomada em geografia pela UFF, ela cursara o ginásio e o científico no Liceu Nilo Peçanha, onde participou com os colegas das comemorações da vitória dos pracinhas brasileiros na Itália, encenando no Caio Martins a elegia aos heróis nacionais, escrita especialmente para a ocasião pelo professor Almeida Cousin.
Com os irmãos Pinheiro Júnior, Ivo Pinheiro, Luiz Carlos e Wellington Nelson, escreveu o livro “Aventuras”, narrando a odisseia da família ao se mudar de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, para o Estado do Rio. Delva teve atuação destacada na Associação dos Auditores da Receita Federal (ANFIP), da qual foi diretora por muitos anos. Nasceu em Rio Novo do Sul (ES). É mãe do historiador Wilson José Pinheiro Reis, do produtor musical Aloysio Reis e do cantor e comositor Mauricio Byafra.
Com muita tristeza fiquei sabendo do falecimento da Delva, minha ex-colega de faculdade. Delva era uma mulher linda, inteligente, brilhante !
Que Deus conforte seus filhos e demais familiares !
Meus sentimentos a td família. Meu ídolo Biafra que faz parte da minha vida,em tds os momentos, com suas canções, que Deus o conforte neste momento de tanta dor.
condolências a família.
Deixo aqui o meu abraço aos filhos da minha estimada colega da UFF , amiga intima e companheira de tantas historias .
Com mto pesar , aceitem os meus sentimentos , Wilson José , Aloisio e Mauricio.
Fiquem na Paz!
Linda homenagem dona Delva deixará saudades!!
Eu fã e amigo virtual de meu ídolo Biafra
e para seus irmão quero aqui dizer de meus sentimentos a todos e toda família
Pela a perda primeiro o pai e agora sua mãe
que nosso grande e poderoso nosso Deus
em sua infinita bondade de o conforto
Para todos em seus corações
eu cinto muito queridos fiquem na paz
Deus abençoe abracos…
Conheci D. Dalva a alguns anos por intermédio de Wilson Reis e Mary Barbosa, respectivamente filho e nora, que são meus amigos queridos. E desde lá sempre a admirei por seu jeito dinâmico, independente e ímpar de ser. Me divertia com as histórias que Wilson e Mary contava !
Desejo que ela seja acolhida na paz do Criador e que toda a família seja reconfortada. Força!
Recebam o meu abraço carinhoso!!!
Sônia Barros
.Mauricio Reis, meu querido, que Deus conforte seu coração e de toda a sua família. Que a poesia, essa companheira sempre presente, venha abrandar sua dor e fortalecer seu espírito.
Sentimentos sinceros de Nivaldo Costa
Os Lucas-Pinheiro agradecem a bondade e a fidelidade com que o jornalista Gilson Monteiro e os bravos companheiros desta coluna veem noticiando infaustos acontecimentos que acometem a familia como parte desta pandemia mundial. De fato a vida de Delva Pinheiro foi um exemplo de luta e heroismo. Seu corpo está sendo cremado hoje. Suas cinzas serão lançadas entre as roseiras do parque. A esta hora meditaremos uma coletiva oração.p
É muito triste
E o pior é que esse pesadelo ainda está apenas começando graças a população que acha que é só uma GRIPEZINHA
Agora com o comércio aberta o pior estar por vir .
Se eu pudesse sairia do Brasil o mais rápido possível so para nao ve o que vai acontecer .
Poxa amigo,que pena, você filho amoroso que sempre procurava ficar com sua mãe, lamentável.Sei o que é perder alguém. Peço a Deus força para vocês e todos os seus familiares.
Querido Gilson,
Muito obrigado pela homenagem.
Biafra quero deixar aqui meus sinceros sentimento pelas perdas de seu pai e sua mãe. Abraços de sua fã Sheila.