Foram apanhados no flagra tentando furtar um salão de beleza na Rua Américo Oberlander, os três ladrões que vinham praticando uma série de arrombamentos e furtos em lojas de Icaraí e Santa Rosa. A prisão do trio foi feita pela PM, na madrugada desta quinta-feira (21/05).
O bando fingia ser morador de rua. Eles se sentavam ou se deitavam envoltos em um cobertor verde. Ficavam na soleira da porta da loja que iam arrombar. Enquanto não passava nenhum carro, dois deles forçavam a porta de ferro da loja e o menor dos três se esgueirava pela fresta aberta para fazer a limpa. O cobertor era usado depois para embrulhar o produto do roubo. (Veja o vídeo)
O Setor de Roubos e Furtos da 77ª DP já identificou o bando. Um deles é menor de idade os outros dois são Ryan Lima Ferreira e Alexandre Batista da Costa. Agentes constaram através de imagens de câmeras das lojas invadidas serem eles os autores dos crimes. Todos possuem anotação criminal pela prática de crime contra o patrimônio. O adolescente já tem 17 procedimentos na 77a DP. Mora em Duque de Caxias e, quando posto em liberdade, volta para delinquir em Icaraí.
Quando a guarnição da PM chegou ao Salão Beth acionada por um vizinho do salão, um dos ladrões tentou fugir, mas foi logo preso. O que estava dentro da loja tentou fugir pelos fundos, pulando para o condomínio Bela Vita, mas também foi capturado, assim como apreendido o menor.
Ao chegar ao salão, o proprietário encontrou tudo revirado. A invasão foi feita por uma janela na parte de cima, que teve as grades forçadas e o vidro quebrado. Alguns objetos já estavam em um saco prontos para serem furtados.
Lojistas têm reclamado que o policiamento patrocinado pela Prefeitura, o Niterói Presente, somente atua das 8h às 20h. No restante da noite e madrugada, com as ruas desertas e sem polícia, os bandidos estão se aproveitando.
O sacrifício tem que ser de todos .os maiores salários devem contribuir mais ,taxar grandes fortunas, IPVA de iates e jetvsky.,tirar dinheiro do fundo partidário e obras desnecessárias neste momento de pandemia.investimento maciço em saúde,ĺ saneamento básico, educação e segurança
Nos últimos 3 ou 4 anos, o orçamento para segurança pública no Estado do Rio foi maior do que da Educação e da Saúde somados. Quase todo esse orçamento foi direcionado para combate e repressão à violência urbana, e quase nada para inteligência e prevenção. Aumentar o gasto para incluir policiamento nas madrugadas colocará mais pressão ainda sobre um sistema que já está para estourar.
Paralelamente, está em vigor uma política de congelamento de gastos públicos que engessa por vários anos investimentos nas mais diversas áreas de responsabilidade do Estado. Qual a saída então? Se é para aumentar gastos com polícia, mas não se pode aumentar gastos de maneira geral, então alguma outra área vai perder. Se não se consegue aumentar a arrecadação de impostos, pois a atividade econômica está em declínio, de onde o Estado vai tirar dinheiro?
Prender e jogar esses jovens de classe baixa em prisões desumanas vai resolver o problema?
O que as pessoas precisam é de perspectivas de uma vida digna. Dignidade não se consegue sozinho quando todo o contexto social em que se vive está em colapso. Precisamos de políticas públicas verdadeiramente inclusivas. Há que se aumentar gastos públicos com cultura para todos, com acesso a diversão e lazer, com condições adequadas de moradia, com acesso à educação de qualidade (padrão PH nunca!). Para isso, é urgente cobrar mais impostos dos ricos e redirecionar a destinação dos gastos. Menos dinheiro para banqueiros privados e para armamento, e mais dinheiro para serviços que garantam o mínimo de dignidade para todos.
Basta de feudalismo. Basta de autoritarismo. Basta de elitismo. O país é de todos, e não só dos (pseudo) branquinhos descendentes de europeus.