A tempestade com fortes chuvas e ventos deslocou o navio-plataforma P-70, que estava fundeado na Baía de Guanabara, até costa da Praia Boa Viagem, em Niterói, na noite desta quinta-feira (30/01). A embarcação se soltou durante uma manobra de ancoragem. O navio podia ser visto da pista próxima ao campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), por volta das 21h45m. E a proximidade da enorme embarcação com as pistas da avenida Litorânea assustou motoristas.
O navio FPSO (sigla em inglês para unidade flutuante de produção, estoque e transferência de petróleo) P-70, “Boskalis”, tem cerca de 300 metros de comprimento e pesa 78 mil toneladas. Estava iniciando manobras para deixar a Baía de Guanabara, quando se soltou dos rebocadores e foi levado para perto das pedras de Boa Viagem, em Niterói.
A P-70 foi construída na China. Tem a altura de um prédio de dez andares e capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
A Petrobras afirmou que reconduziu a unidade à área onde ficará fundeada na Baía de Guanabara. Não houve vítimas. A empresa está apurando o episódio.
O navio-plataforma chegou ao Porto do Rio de Janeiro no dia 24 de janeiro, para operar no polo Pré-Sal da Bacia de Campos.
Sem a retomada de Políticas Públicas na área de Petróleo e Gás no País, não existirá desenvolvimento econômico, segurança e sobretudo respeito a coisa pública, independente do fortuito externo ocorrido no dia de ontem
Agora, o mais grave é permitir no dia de hoje , que um guindaste por meio de uma embarcação em plena Baia de Guanabara, choque -se com a mureta da Ponte RioNiteroi.
Isto é inconcebível …….
Faço votos que as autoridades portuárias( capitania dos portos), apurem com máximo vigor estes dois casos…
Onde está a Soberania Nacional …..