A Parada do Orgulho LGBTI vai, mais uma vez, fechar o trânsito em Icaraí neste domingo, anunciam seus organizadores. Em comunicado distribuído aos síndicos de edifícios situados no bairro da Zona Sul, o Grupo Diversidade Niterói (GDN) pede para que coloquem avisos “nos elevadores do condomínio ou comunique aos moradores para evitar possíveis transtornos (…), pois diversas ruas estarão fechadas”.
O evento vai se realizar pelo 15° ano consecutivo na Praia de Icaraí, contando com apoio da Prefeitura de Niterói. Esta, porém, ainda não divulgou oficialmente para a população o esquema de interdição de ruas que afetará Icaraí por um dia inteiro, neste domingo.
Segundo o comunicado do GDN aos síndicos, a Parada do Orgulho LGBTI vai começar com concentração a partir das 13h na Rua Miguel de Frias em frente à Reitoria da UFF. A partir das 17h os participantes vão desfilar pela Praia de Icaraí até em frente à Rua Mariz e Barros, com previsão de término marcado para às 21h30m.
O estacionamento de veículos ficará proibido a partir das 22h do dia 14 (sábado), até às 21h do dia 15 (domingo) na Praia de Icaraí entre as Ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros, e nestas duas no trecho entre a praia e a Moreira César. Na Gavião Peixoto, entre Miguel de Frias e Álvares de Azevedo, também será proibido estacionar naquele período.
Ficarão interditadas ao trânsito, no domingo, das 11h às 17h, a Rua Miguel de Frias, entre Gavião Peixoto e a praia; e a Tavares de Macedo, entre Álvares de Azevedo e Miguel de Frias.
Das 16h às 21h30m, a praia ficará interditada entre as Ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros. O mesmo acontecerá com as Ruas Pereira da Silva, Lopes Trovão, Presidente Backer, Otávio Carneiro e Belizário Augusto, todas no trecho entre a praia e a Moreira César.
Qual foi o valor gasto pela prefeitura para que esse evento ocorresse?
Nunca fui homofóbico e nunca fui contra a qualquer manifestação popular, ainda mais quando ela está ligada a uma causa pra lá de justa. Entretanto, o que não consigo tolerar é a interdição de uma via tão importante para a cidade por conta de um evento, sem falar no elevado nível de decibéis que as famílias, os idosos em especial, são obrigados a suportar enquanto ocorre o desfile LGBT. É muito barulho e muito transtorno para as famílias de Icarai.
Por que não utilizar a Av. Ernâni do Amaral Peixoto para isso? O carnaval é feito por lá! As paradas militares e estudantis são feitas por lá! Qual a necessidade que a prefeitura vê em causar tanto tumulto nas vidas dos moradores de Icaraí?
Isso não está correto e desaprovo por completo a realização dessa manifestação no bairro de Icaraí.
Foi aprovado por unanimidade dos Vereadores presentes na sessão do dia 12/09 (quinta-feira) um Projeto de Lei de autoria do Vereador Leonardo Giordano (PCdoB) e co-autoria do Vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol) que denomina o pequeno trevo na confluência da Rua Miguel de Frias com Rua Jornalista Alberto Torres (praia de Icaraí) como Trevo da Democracia e Diversidade, onde sempre acontecem as concentrações de vários movimentos. Sejam eles políticos, religiosos ou culturais.
Portanto, acredito que após a sanção deste PL pelo Executivo, este local ficará oficializado como ponto de concentração de todas as manifestações em Niterói.
Um amigo que trabalha na Secreatria de Cultura me disse que o novo secretário Vitor DWolf é quem promove junto com o Vereador Leonardo Jordano e que todas as atividades desse veteador são financiadas pela secretaria de cultura mesmo nao tendo nenhuma relacao cultural apoiam e financiam tudo desse vereador que ninguem conhece na cidade , fazer esse tipo de evento em Icarai é uma falta de respeito com o cidadao que precisa e merece segurança tenho amigos gays que sao contra esse tipo de evento no bairro , por que nao fazer no centro ?? E secretaria de cultura deve cuidar de cultura
Deveria ser no caminho Niemayer
Icaraí vira um rio de urina