New here? Register. ×
×

Conta da Enel vai subir 9,72% na sexta

Escrito por Gilson Monteiro às 17:23 do dia 12 de março de 2019
Sobre: Choque no bolso
12mar

Nem sempre o que está ruim deixa de ficar ainda pior. A concessionária de energia elétrica Enel vai reajustar as contas de luz em 9,72% a partir de sexta-feira (15/03). Para os consumidores industriais  e atendidos em alta tensão o reajuste será de 9,65% nas suas tarifas. As altas são maiores que a inflação. No acumulado de 12 meses até fevereiro, o índice oficial é de 3,89%.

O aumento foi aprovado nesta terça (12/03) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que não levou em consideração as queixas dos consumidores quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa italiana nos 66 municípios fluminenses em que têm a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica para 2,6 milhões de unidades consumidoras.

Segundo a Aneel, “o índice de reajuste da Enel foi impactado pelos valores de aquisição de energia, com destaque para o aumento da energia de Itaipu, valorada em dólar, e pela compensação dos valores de aquisição de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário”.

Em português claro, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, esclareceu o economês da nota da agência reguladora: “O custo de aquisição de energia está alto. Nós temos energia. O problema é o custo. Precisamos de ações concretas para reduzir o custo de energia”.

Também pesou na tarifa o índice de 19,80% para perdas não técnicas (os furtos de energia, ou gatos). A Aneel considerou este percentual como o índice de furtos considerado aceitável a ser pago pelos consumidores adimplentes. Somente a partir deste percentual é que a empresa assume a perda. A Enel alega que não consegue entrar em áreas de risco para fazer reparos e evitar o furto de energia.

 

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Conta da Enel vai subir 9,72% na sexta

  1. Enquanto o aumento do piso salarial do Rio de Janeiro ficou em 3,75 porcento, o aumento do salário mínimo 4,61 porcento e a Eneel da aumento de 9,7.
    Eu quero entender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu