Publicidade
Notícias

Vinicius Júnior: um craque que vale ouro há muito tempo em São Gonçalo

Publicidade
Alunos participam de jogos educacionais no CT Base mantido por Vini Jr / Foto Renan Otto – Ascom SG

Depois de ter feito o segundo gol e o Real Madrid ter conquistado no sábado (01) o 15° título da Liga dos Campeões, o lado de cá da baía e o Brasil estão na torcida e na expectativa de que Vitor Júnior receba agora a Bola de Ouro, como o melhor jogador do mundo. Em São Gonçalo, há muito tempo o craque já vale ouro pelo amor e gestos de solidariedade com a cidade onde   nasceu e cresceu.

O garoto do Portão do Rosa saiu da Escolinha do Flamengo, que frequentava no Mútua, partindo para uma meteórica e merecida fama mundial. Mas ele continua humilde e humano, não esquecendo de seus jovens conterrâneos.

Deve lembrar que, ainda menino, começou a dar os primeiros chutes na bola e de quantas vezes teve que arrumar uma chuteira emprestada, porque seus pais, apesar de sempre lhe darem apoio, tinham dificuldades para comprar o calçado próprio do futebol.

Ao chegar à equipe principal do Flamengo, Vini Júnior já demonstrava jogar também no importante time do bem, ajudando muita gente que tentava a carreira esportiva.

Depois como um craque do Real Madrid, criou com parceiros o Instituto Vini Júnior, que mantém em São Gonçalo o Centro de Tecnologias Educacionais Base (CT Base). Em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo e o CT Base funciona nas escolas Paulo Freire, onde o craque estudou, e na Visconde de Sepetiba.

Os centros têm decoração inspirada no futebol, e neles os estudantes do primeiro ao quinto ano podem acessar o aplicativo Base para participar dos jogos educacionais, através de celulares, tabletes, computadores e TVs. Está prevista a implantação de outros projetos educacionais e voltados para o esporte na cidade.

O jornalista Paulo Roberto Araújo, um apaixonado por São Gonçalo, onde continua cheio de contatos, conta que Vini Júnior – a esperança da seleção para a próxima Copa do Mundo – continua, sempre que pode, a visitar a terra gonçalense para matar as saudades.

Vini Júnior é uma figura simples, apesar de ter chegado ao rol da fama do futebol mundial. A Coluna lembra o ditado popular que virou música e se encaixa na descrição do nosso craque: “Quem é bom já nasce feito”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

14 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade