Publicidade
Notícias

Vereadores votam hoje a criação de quatro novas secretarias em Niterói

Publicidade

A criação de quatro novas secretarias municipais e mais uma administração regional (será a 15ª) vai ser votada na sessão de hoje à tarde (26/01), em regime de urgência, pela Câmara de Vereadores de Niterói. O prefeito Axel Grael, que recebeu de Rodrigo Neves a prefeitura inchada por 65 órgãos com status de secretaria e o maior percentual de comissionados, está criando mais quatro de secretário municipal (SM) e três de diretor geral (DG).

Na mensagem Executiva, Grael diz para os vereadores que a criação de novas cargos será sem aumento de despesa. No entanto, no projeto de lei o artigo 6° autoriza o prefeito a abrir “Créditos Adicionais” no orçamento, além “do remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro”.  A proposta ficou, no entanto, sem transparência para os contribuintes de Niterói, que pagam um dos IPTUs mais caros do país.

A prefeitura de Niterói voltará a ter a Secretaria de Relações Institucionais, que já foi ocupada por André Felipe Gagliano Alves. Na atual administração ele é coordenador de Eventos. Em dezembro, Gagliano foi alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pelo Ministério Público Federal (MPF). É acusado por participar de fraude em licitação de contratos de publicidade para a prefeitura, na administração de Rodrigo Neves. O ex-prefeito também é investigado pelo MPF, além de ser réu em ação criminal sobre o recebimento de propina de empresas de ônibus.

A Secretaria de Acessibilidade (a ser criada) deverá assumir as funções da atual Coordenadoria de Acessibilidade, a cargo de Jennifer Lynn Bastiani, indicada pelo senador Romário.

A Secretaria de Direitos Humanos será separada da Assistência Social. Vai ser entregue a Raphael Costa, ligado aos movimentos sociais da Igreja de São Francisco. Ele foi candidato a vereador pelo PSB. A Secretaria de Ciência e Tecnologia será desmembrada da Secretaria de Educação. Assim, onde antes havia duas pastas, passarão a existir quatro.

Já contando com 14 administrações regionais como moeda de troca para nomeações indicadas por vereadores da base, Grael cria agora a 15ª com o desmembramento da Administração da Região Oceânica. Desta forma, o núcleo de Itaipu e Engenho do Mato vira uma nova regional.

Na última sexta-feira (22/01), os atuais secretários e presidentes de autarquias e fundações municipais, reunidos por Grael (foto) lotaram a Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos. Foi para “estabelecer metas e debater as iniciativas da prefeitura”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade