Publicidade
Coluna do LAM

Vereador: milícias já invadiram Niterói

Publicidade

A revelação foi feita em uma excelente entrevista que o policial federal e vereador Sandro Araújo (foto), do PPS, concedeu a repórter Maria Luisa Mello, do Jornal do Brasil, domingo último, 20 de maio.

Por toda a cidade já circulavam informações, não confirmadas, de que os paramilitares estariam atuando em algumas frentes. Por exemplo, muitos flanelinhas trabalham para eles, repassando 80% do faturamento. Algumas escolas também resolveram pagar a milicianos para conter a onda de assaltos, só que a verdade é muito mais grave.

Na entrevista o policial e vereador é apresentado como “ameaçado quase que diariamente pelas redes sociais, pelo celular e pelos telefones fixos de seu gabinete, por conta de suas denúncias e cobra uma atuação mais incisiva do poder público para coibir a atuação das milícias em Niterói que, segundo ele, já cobra taxas de segurança em diversos estabelecimentos comerciais, incluindo escolas e supermercados.”

Sandro Araújo disse que por trás da onda de assaltos que tomou Niterói recentemente está uma ação orquestrada para causar terror à população. Comentou que “nenhum criminoso no mundo assaltaria pessoas ou estabelecimentos usando fuzis para obter celulares e alguns trocados. Não tenho dúvida de que se trata de uma ação que visa a implantação de grupos que, em princípio, oferecem segurança privada para, em seguida, tornar a população refém.” Os bairros da Zona Sul e da Região Oceânica são os principais alvos dos paramilitares.

Ele aponta a desorganização da prefeitura como um dos fatores. “A gente vive uma dicotomia que é o coronel Paulo Henrique (Secretário de Gestão de Segurança), ex-Bope, uma das pessoas que conheço que mais entendem de polícia, trabalhando para tentar visualizar as estatísticas e cumprir planos de médio e longos prazos enquanto a Secretaria de Ordem Pública se mostra totalmente em descompasso com isso”.

Sobre o “Niterói mais Seguro”, convênio da prefeitura com o governo do estado, Araújo explica que são PMs que já atuavam no Proeis e, agora, usam a braçadeira do “Niterói mais Seguro”. “Esses caras escolhem seu horário de trabalho, geralmente o turno da tarde. Como são voluntários não querem ficar de noite nas ruas, o que gera um déficit de segurança no período noturno. Esses assaltos que aconteceram em Icaraí, São Francisco e Região Oceânica ocorreram durante a noite.” O vereador lembrou que o 12º Batalhão da PM tem sérias dificuldades de logística, equipamentos, viaturas, material humano. Segundo ele, para começar a combater a violência as entidades de segurança devem trabalhar 24 horas.

Vamos esperar que as autoridades locais pelo menos levem o Jornal do Brasil para os generais da intervenção lerem.

 

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago
Publicidade