O projeto prevê, além da poda das árvores, a remoção de galhos altos ou que formam túneis, a retirada de plantas invasoras, o replantio de espécies nativas e a instalação de uma cerca para impedir despejo de lixo e conter invasões na restinga.
O estranho nisso tudo é que a prefeitura de Niterói, que está deixando a restinga de Itacoatiara virar uma fétida cloaca, tem em sua cúpula representantes do Partido Verde, dentre eles o prefeito Rodrigo Neves; o secretário Executivo, Axel Grael; e o secretário de Meio Ambiente, Eurico Toledo.
A Soami (associação de moradores do bairro) mantém, desde 2006, um convênio com a prefeitura e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) para a conservação da restinga. Segundo a Soami, já rebrotaram espécies locais em alguns trechos da praia.
Moradores reclamam, porém, que há muito a ser feito, principalmente depois que a prefeitura autoriza a realização de grandes eventos na praia. Diz Carlos Menezes:
— Infelizmente, a restinga acaba sendo usada como banheiro público. A iluminação dos postes é falha e existe risco real de segurança para quem frequenta a areia – afirma o morador.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…