Publicidade
Categories: NotíciasPolítica

Vale-tudo na corrida aos votos

Publicidade

As eleições deste domingo em Niterói encontram um eleitorado apático, com um grande percentual pretendendo deixar em branco suas opções. Apesar dos parcos 45 dias de campanha e da limitação às doações de recursos, como sempre aquele que detém a caneta sai na frente, enquanto candidatos distantes da política profissional usam criatividade e empatia para convencer os eleitores.

A internet mais uma vez é um grande trunfo para os de menores recursos, apesar das recentes modificações do Facebook, que só replica posts para dentro da própria comunidade dos seguidores que os publicam, exigindo pagamento para ampliar essa rede – o que é inadmissível pela legislação eleitoral.  Nessa campanha feita pela internet viu-se em candidatos estreantes boa oportunidade de o eleitor renovar a política, aposentando os velhos caciques.

Quem tem poder, como se viu até o sábado anterior ao pleito, botou seu bloco de comissionados na rua agitando bandeiras. O ex-petista candidato à reeleição Rodrigo Neves foi quem teve maior visibilidade pelo contingente de funcionários obrigados a segurar bandeirolas ou distribuir santinhos.

Neves também abriu seu saco de bondades antecipando o pagamento de cerca de R$ 200 milhões da folha dos servidores ativos e inativos, antes agendado para acontecer somente depois das eleições. Também comprou bastante asfalto para dar uma tapeada em ruas principalmente de comunidades onde pretendia conquistar votos com mais facilidade, tais como travessas do Cubango e até a principal ladeira de acesso ao Morro do Palácio.

Neste vale-tudo, quem acaba perdendo sempre é o eleitor que vota por votar ou aquele que falta à eleição ou vota em branco. Os políticos donos de currais eleitorais, os que trocam favores ou empregos por votos levam vantagem com a redução dos votos válidos, os únicos que contam para definir o resultado que no meio da noite deste domingo todos conhecerão.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

8 horas ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

2 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

6 dias ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago

Niteroiense encontrada sem vida na Indonésia; família aponta falhas graves no resgate

Juliana só foi resgatada, já sem vida, 86 horas depois de sofrer a queda no…

1 semana ago
Publicidade