Publicidade
Notícias

Valão retrata o abandono da cidade pela prefeitura de Niterói

Publicidade
Grelha de valão afundada e com ferragens pontudas pode causar acidentes a motoristas e pedestres no Ingá

Um valão na esquina da Rua Nilo Peçanha 39, no Ingá, está com a sua grelha metálica amassada e com partes pontiagudas ameaçando rasgar pneus dos carros que precisam acessar a Rua Dr Almir Guimarães. Moradores dizem que a situação retrata o abandono da cidade pela prefeitura de Niterói. Eles têm feito insistentes pedidos de providências, mas estão sem resposta.

O valão de cerca de 60 cm de largura corta de ponta a ponta a esquina da Almir Guimarães. Esta é uma rua estreita, endereço de seis edifícios, uma vila residencial e mais três casas. Serve, ainda, de acesso aos fundos do Museu do Ingá, que há mais de um ano está em obras.

Segundo os moradores da Almir Guimarães, caminhões e carretas pesadas, carregadas de material para a obra do museu, vêm destruindo, cada vez mais, a grade que recobre o valão. Hoje a grelha está arrebentada em vários pontos, com buracos onde pedestres desatentos podem cair. A grade do valão desnivelada dificulta a passagem de veículos de passeio e com sua ferragem corroída pode vir a rasgar pneus.

Leia também: Árvores do Museu do Ingá não escapam da motosserra

O valão foi aberto há mais de dez anos para escoar para a praia das Flechas a água da chuva que corre na Rua Nilo Peçanha. No entanto, perdeu a serventia, pois tendo sido coberta por uma grelha de ferro presa com solda não recebe limpeza da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

É só chover um pouco mais para a Nilo Peçanha e outras ruas do Ingá, como a Presidente Pedreira, virarem um rio, inundando casas e lojas. Em fevereiro de 2023, quando caminhões da obra do museu começaram a destruir com seu peso a cobertura do valão, a Seconser fez um remendo na grelha, soldando sobre a grade afundada uma nova placa metálica, mas esta já está deformada também.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

15 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade