Publicidade
Notícias

Vacina será obrigatória em Niterói; lei prevê punição a quem não se imunizar

Publicidade

A vacinação contra o Covid-19 será obrigatória em Niterói, segundo lei aprovada ontem à noite (30/12) pela Câmara de Vereadores. A imunização será compulsória nos termos do Código Sanitário do Município. Entre as penalidades para quem se recusar a receber a vacina, o infrator poderá ficar impedido de receber auxílios emergenciais da prefeitura e ser proibido de trabalhar em comércio ou locais com atendimento ao público.

O Projeto de Lei 278/2020 é de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A lei ainda depende de sanção do prefeito.

A autoridade sanitária poderá inspecionar todos os estabelecimentos comerciais e demais estabelecimentos públicos ou privados que prestem serviços à população localizados em Niterói para verificar se empregados e empregadores se submeteram à vacinação contra o vírus Covid 19.

Caso algum funcionário ou o responsável pelo estabelecimento não apresente a carteira de vacinação comprovando a imunização dentro dos prazos que vierem a ser estabelecidos pelo programa de vacinação de Niterói, a autoridade sanitária poderá aplicar ao estabelecimento, alternativamente, as penalidades previstas no Código Sanitário do Município. Também poderão, segundo prevê a lei, sofrer eventual responsabilização cível ou criminal.

Os beneficiários dos programas de emergenciais da prefeitura de Niterói, respeitadas as fases de vacinação estabelecidas pelas autoridades sanitárias, deverão apresentar a carteira de vacinação comprovando a devida imunização, sob pena de ter seu benefício interrompido antes do prazo legal previsto para a sua concessão.

Durante o processo de matrícula nas escolas públicas e privadas do município deverá ser exigido comprovante de vacinação dos alunos, sob pena das matrículas não serem efetivadas.

A lei exige, ainda, comprovante de vacinação dos profissionais de ensino, que ficarão impedidos de exercer suas atividades presenciais se não forem vacinados.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

3 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

4 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

5 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

5 dias ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

6 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

1 semana ago
Publicidade