Publicidade
Notícias

Vacina de vento: MP pede a prisão de técnica de enfermagem de Niterói

Publicidade

A prisão preventiva da técnica de enfermagem de Niterói que aplicou a chamada vacina de vento em um idoso foi requerida pelo Ministério Público estadual. Rozemary Gomes Pita foi denunciada pelo crime de peculato (sujeito a quatro anos de prisão) e infração de regra sanitária ao ter simulado a aplicação do imunizante contra a Covid em um senhor de 90 anos.

O MPRJ fundamentou o pedido de prisão lembrando que a liberdade da profissional de saúde “traz riscos para a ordem pública, levando-se em conta o risco de reiteração da prática criminosa”.

No dia 12 de fevereiro, a técnica de enfermagem simulou aplicar uma dose de CoronaVac em um senhor de 90 anos, no posto drive thrue instalado pela Secretaria de Saúde de Niterói no campus da UFF. Para os promotores, ficou claro no vídeo feito por parentes do idoso que Rozemary não pressionou o êmbolo da seringa, tendo deixado de aplicar o imunizante.

Segundo o MP, a denunciada “infringiu determinação do poder público para aplicar a vacina pois, de forma livre e consciente, durante exercício da função pública, apropriou-se de medicamento e material hospitalar, tais como, seringa e 0,5 ml do imunizante do Coronavírus”. A seringa com a dose da vacina não foi encontrada, ao contrário do que, no dia, a Secretaria de Saúde informou em nota para a imprensa.

A denúncia do MP em inquérito civil público contra  Rozemary Gomes Pita está sendo denunciada pelo MP por “conduta típica descrita nos artigos 268 (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 312 (apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio), caput, na forma do art. 70, todos do Código Penal”. Os crimes cometidos são dolosos, sendo o peculato, com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade