Prestes a completar 13 anos no Dia do Médico, em 18 de outubro, o Mário Monteiro foi qualificado em dezembro de 2016 como uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) pelo Ministério da Saúde, passando o município de Niterói a receber, a título de incentivo financeiro, R$ 3,6 milhões anuais do governo federal para gerir a unidade.
Há dois anos o prédio foi remodelado e ampliado com investimento de R$ 4,4 milhões do Ministério da Saúde, mas o quadro de pessoal tem 234 profissionais, a maioria recebendo por RPA, sem carteira assinada.
O prefeito Rodrigo Neves fez essa obra prometendo melhorar o Mário Monteiro inaugurado em 2005 por Godofredo Pinto, mas as instalações já estão precárias, com paredes mofadas e infiltrações. Segundo os médicos mais antigos, o serviço prestado pela unidade continuou com a mesma capacidade de há treze anos, apesar de o movimento ter aumentado muito pela falta de opções para a população na rede básica de saúde da cidade.
Contrariando a previsão inicial de que atenderia 69 mil moradores da Região Oceânica, hoje a UPA Mário Monteiro recebe pessoas de outros bairros, principalmente em busca de atendimento nas áreas de pediatria e ortopedia.
Não tem mais ortopedia em posto ou policlínica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) além da UPA de Piratininga. O Azevedo Lima só atende traumas graves, enquanto os casos mais simples de torções ou fraturas chegam ao Mário Monteiro, onde encontram somente um ortopedista de plantão.
Recentemente, a FMS demitiu sete cirurgiões plantonistas. Em oito dias, a Fundação voltou atrás, depois que o caso repercutiu na imprensa. No entanto, o período da noite e da madrugada não conta com nenhum cirurgião. A justificativa da FMS era a de que em seu lugar contrataria mais um pediatra para a noite.
Acontece que, quando nesse horário chega, por exemplo, um paciente baleado o clínico plantonista precisa acompanhar o ferido na ambulância até o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, deixando os outros pacientes da UPA aguardando atendimento.
Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…
Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…