Publicidade
Notícias

Universidade interativa em Niterói

Publicidade

Rodrigo Vale (ao centro) vai falar sobre ensino interativo na aula magna da Unilasalle

Três mil alunos dos 11 cursos de graduação da universidade Unilasalle, instalada em Niterói, vão experimentar uma inovação tecnológica na metodologia de ensino, com a implantação da plataforma Google for Education, que vai lhes oferecer maior interatividade, e permitir aos professores a otimização de seu tempo.

Dia 6/03 (terça-feira), às 18h, Rodrigo Vale, gerente de programas do Google for Education no Brasil, falará sobre o tema na aula magna que dará no Unilasalle-RJ. O evento será aberto ao público externo, com entrada franca, mas número limitado​ de vagas.

Segundo Rodrigo, utilizando a plataforma o professor poderá elaborar, compartilhar, corrigir tarefas e dar retorno aos alunos em tempo real, além de acompanhar de forma mais organizada o progresso de cada aluno.

— Há muitas universidades que têm tecnologias muito avançadas, mas infelizmente não modificam a dinâmica da sala de aula. Deixam, de fato, tudo mais bonito, mas a dinâmica é a mesma: professor expondo a sua aula e alunos copiando o conteúdo. O Unilasalle-RJ deseja não só adotar a tecnologia do Google, mas também criar uma filosofia de mudança — completa Rodrigo.

Neste primeiro semestre,  pelo menos uma de três salas interativas, em fase de construção, já estará disponível a todos os alunos de graduação para o uso integrado da plataforma. As salas terão ambientes para palestras, realidade virtual, videoconferências, criação, coworking, estúdio de foto e vídeo.

Os alunos poderão produzir conteúdo multimídia na Sala Conexões Múltiplas, equipada com câmera, microfone, ilha de edição, fundo infinito e Chroma Key.  Eles terão recursos também para criar o seu próprio produto ou materializar uma ideia com impressora 3D,  kit Arduino, entre outros recursos, na Sala Conexão Makerspace.  

A Sala Conexão Mundo será um espaço para troca de ideias com membros de outras instituições da rede e palestrantes,​ através do hangouts, projetores, Chromebooks e tablets.

Para o gerente de programas do Google for Education no Brasil, a adoção do Google for Education no Unilasalle vai ​aproximar ainda​ mais o professor do aluno. “A plataforma facilita a operação do dia a dia do professor, permitindo que ele passe mais tempo ensinando e fortalecendo seus laços com os alunos”, observa Rodrigo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade