A nova diretoria da Unimed Rio recebeu nesta segunda-feira (29/08) um ultimato da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Ministério Público, que acompanha a crise financeira da cooperativa de médicos. Seus 5.423 cooperados têm dez dias para fazer um aporte total de R$ 500 milhões para a empresa começar a se recuperar do rombo que atingiria R$ 1,8 bilhão em dívidas com bancos e prestadores de serviços médicos e hospitalares.
Hoje à noite, o atual presidente Romeu Scofano vai reunir a diretoria para convocar uma assembleia geral na próxima sexta-feira, a fim de aprovar o aporte mínimo para a Unimed Rio sair do buraco. Cada cooperado terá que desembolsar R$ 92,2 mil para evitar que seja decretada a liquidação da cooperativa como ocorreu em fevereiro deste ano com a Unimed Paulistana.
Em caso de fechamento da Unimed Rio, a ANS deverá determinar a portabilidade dos beneficiários para as demais Unimed ou para outros planos de saúde. Não deverão ser exigidos novos prazos de carência, mas certamente como ocorreu em São Paulo, os beneficiários terão os valores dos planos reajustados com a migração, ainda que ela ocorra para ele ser atendido por redes médico hospitalares menores.
Em Niterói moram cerca de 60 mil beneficiários da Unimed Rio, cujos planos de cobertura nacional davam direito a consultas, cirurgias e internações na rede da Unimed Leste Fluminense. Todos já receberam pelos Correios ou através de e-mails boletos para pagar as mensalidades com vencimento em 5 de setembro, apesar de a grande maioria estar sem atendimento antes prestado em Niterói pelos médicos cooperados da Unimed Leste Fluminense, que há dez dias estão recusando pacientes com a carteirinha da cooperativa carioca.
A Unimed Leste Fluminense está entre os credores da Unimed Rio com uma dívida acumulada em R$ 36 milhões. Para a maioria dos seus 1.300 cooperados, o atendimento prestado aos beneficiários dos planos da Unimed Rio representava cerca de 30 por cento do movimento de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais participantes do intercâmbio com cooperativa carioca.
Resumindo: somos, eu e minha esposa beneficiários da UNIMED RIO à mais de 20 anos; PERGUNTO;1- qual a relação da QUALICORP COM A UNIMED-RIO, E OUTROS ? Qual motivo a leva receber percentual das “RECEITAS” se não respondem por nada e nem tem nenhuma responsabilidade referente atendimentos e serviços da Operadora(as), e ainda repassa parte para sindicatos e afins participes dos Editais e Licitações.
É um absurdo o que a ANS faz, fingindo que regula, mas no final não regula nada. Quando percebe algo de errado a empresa já está no processo de falência.
Acho que todos os usuários da Golden Cross que foram transferido para UNIMED RIO deveriam buscar a justiça para voltar ao Plano Anterior.
Pago o meu plano corretamente não atrazo pagamentos,dificilmente faço consultas de rotina, fui marcar uma consulta com Urologista ,e a recepcionista falou que teria de pagar uma taxa,forá o exame de sangue que me foi negado, sendo que o boleto a vencer já chegou vec 10/10/2016. que procedimento devo fazer. Obrigado.
Sugiro que entre em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656), Central de Atendimento ao Consumidor no portal http://www.ans.gov.br ou ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país.
Quero saber se você sabe quando ser feito a portabilidade, desmarcaram as minhas consultas mesmo as de urgências,
estou sem saber o que fazer…..
Não há nada definido, quanto a isso pela ANS. Sugiro que entre em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656), Central de Atendimento ao Consumidor no portal http://www.ans.gov.br ou ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país.
Gostaria de saber se a ANS vai fazer o governo assumir todos os atendimentos dos beneficiarios que tem tido seus planos cancelados graças a gestão autoritária e absurda da ANS. Exige tudo das operadoras ao ponto de quebrar todas. Quero ver o que conseguirão com isso.
Quero dar aqui meus parabens a ANS, esse cancer da saude do Brasil. Depois de 22 anos de Golden Cross, sem nenhum problemas aqui em BH, fui transferido em 2013 pra UNIMEDRIO, um lixo….Agora, nao somos atendidos em toda a BH, pela UNIMED RIO.. Foi cancelada toda e qualquer consulta, internaçao, e laboratorios em BH….Ate a UNIMEDBH, nao atende mais,,,,,,…..Parabens ANS
Poxa, essa coluna é só desgraça…caramba, quem gera esse conteúdo deve ser muito rancoroso. Só informação trágica.Pior que sessão de óbito nos antigos jornais… cruz credo, precisa ter um contraponto. Ó, vou ajudar…Tem um Circo do Palhaço Topetudo aqui na Região Oceânica de Niterói…podia ir assistir um espetáculo e fazer uma resenha aqui.
Toda vez que leio as matéiras do Dr Gilson eu saio chorando…Já tive até pesadelo com aquela fotinha dele que fica ali no canto.
Quando a ANS permitiu a compra da Golden Cross pela UnimedRio e após um ano interveio neste plano de saúde falido nunca fomos consultados e a Agência Nacional de saúde mais uma vez vai deixar muitos brasileiros no desamparo. O QUE SERÁ QUE ELA REGULA ?
ANS não colocaria um prazo tão curto para a nova ditetoria. Não faz sentido, uma vez que a própria ANS já deixou claro que o intuito é manter a cooperativa aberta. Se a Unimed Rio quebrar, as outras Unimeds da federação e alguns hospitais do Estado tb quebram juntos. Matérias como está só servem para deixar usuários mais desesperados e não ajudam em nada quem depende financeiramente das cooperativas e hospitais. Lamentável.
Gostaria de saber se a Golden Cross assumirá, novamente, os seus conveniados que ela, com autorização da ANS e sem anuência dos seus conveniados, os transferiu para a Unimed Rio, os deixando à deriva, sem atendimento médico, hospitais bons, laboratórios, devido à essa falta de bom senso?
Minha irmã é conveniada e tem passado nervoso pela falta de certeza de ser atendida ainda e de que seu contrato, que é o Plano PAI 11, Seguro Saude Integral Total, está sendo cumprido. Porque ela está pagando por ele e com a incerteza de que esse plano continua ativo.
Prezada Sra. Maria Aparecida,
Consultada pela coluna, a ANS respondeu o seguinte, acerca de seu questionamento: “Resposta da ANS
A transferência da carteira de beneficiários da Golden Cross para a Unimed Rio aconteceu de forma voluntária, por livre negociação entre as partes, em 2013. A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mediante compromisso, pelas operadoras, de cumprir todas as exigências previstas na legislação e de manter as características dos planos. Na ocasião, a ANS reuniu os dirigentes das duas empresas para reforçar esse compromisso e acompanhou a transição do atendimento dos beneficiários de uma operadora para outra.
Caso a beneficiária citada na pergunta enfrente dificuldades em relação ao atendimento, deve procurar a operadora para que ela solucione o problema e também registrar reclamação na ANS, através dos seus canais de atendimento: Disque ANS (0800 701 9656), Central de Atendimento ao Consumidor no portal http://www.ans.gov.br ou ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país.”