Publicidade
Notícias

UFF vai pro brejo com corte do MEC

Publicidade

A UFF que mal tinha como manter seu campus em Niterói, hoje mais parecendo um terreno baldio de tanto mato, lixo, entulho e obras paralisadas, agora com o corte de 30% em seu orçamento determinado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em breve talvez não consiga nem pagar suas contas de luz.

Desde domingo à noite, o prédio da Reitoria estava às escuras. A Enel restabeleceu o fornecimento de energia elétrica somente às 15h desta terça-feira. Professores acreditam que tenha havido má vontade da empresa em fazer o reparo, já que a UFF está com sua conta atrasada.

O campus do Gragoatá está totalmente largado, com veículos abandonados em meio ao matagal, pneus acumulando água e servindo de criadouro de mosquitos. A Reitoria da UFF diz que as verbas bloqueadas pelo ministro são utilizadas para a manutenção de atividades, como bolsas e auxílios a estudantes, energia, água, luz, obras de manutenção, pagamento de serviços terceirizados de limpeza, segurança, entre outros.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o corte de recursos de universidades federais que apresentem desempenho acadêmico fora do esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia”.

Além da UFF, o ministro comunicou que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade de Brasília (UnB) foram penalizadas com os cortes.

A UFF, em nota distribuída hoje (30/04) diz que a qualidade de seu ensino “é atestada pela pontuação máxima (5) no conceito institucional de avaliação do MEC”. A universidade é a que tem o maior número de alunos matriculados na graduação entre todas as universidades federais e está colocada em 16° no ranking das Universidades do Brasil, que avalia quase 200 entidades acadêmicas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

4 horas ago

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

5 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

6 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

1 semana ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago
Publicidade