Publicidade
Notícias

UFF faz 60 anos homenageando autor da lei que a criou, Vasconcelos Torres

Publicidade

Os 60 anos da Universidade Federal Fluminense vão ser marcados pela inauguração, sexta-feira (18/12), às 10h, de uma placa de agradecimento ao senador Vasconcelos Torres. Foi o autor da lei que criou em 1960 a instituição federal de ensino que hoje é a maior em número de alunos. A homenagem é estendida também ao centenário de nascimento do criador da UFF.

Juntamente com familiares de Vasconcelos Torres, o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega vai descerrar a placa comemorativa afixada no saguão da Reitoria, em Icaraí. Um extenso programa de atividades online e palestras vem sendo realizado desde o início da semana (veja aqui os horários e links de acesso).

Considerada a inteligência da cidade de Niterói, a UFF tem 60 mil alunos de graduação e de pós-graduação em 72 cursos, além de mais de 40 programas de pós-graduação, com 3.200 professores e 4.500 técnicos administrativos. O orçamento anual da universidade é de R$ 1,8 bilhão.

A UFF está presente em oito municípios do Estado do Rio de Janeiro e em Oriximiná, no Pará. Dois hospitais fazem parte de sua história, o Antônio Pedro, pertencente ao município, e o Hospital Veterinário, no Vital Brazil.

Fechado por uma greve de servidores, o Antonio Pedro foi aberto emergencialmente para atender às vítimas do incêndio do Gran Circus Norte Americano, em dezembro de 1961. Em seguida, foi cedido em comodato à UFF, que o transformou em hospital universitário.

A UFF tem um movimentado Centro de Arte, com teatro, cinema Nelson Pereira dos Santos e galeria de arte. Tem uma editora de livros (Eduff) e mantém uma orquestra sinfônica.

A universidade administra duas fazendas, uma em Cachoeiras de Macacu e outra Iguaba, e mais uma área para ensino florestal no morro do Gragoatá, em Niterói. Uma creche e um Colégio Universitário fazem parte do complexo UFF.

A placa que será inaugurada na Reitoria da UFF tem os seguintes dizeres: No centenário do ilustre Senador Vasconcelos Torres e na comemoração dos 60 anos da UFF, expressamos nosso profundo agradecimento a este memorável parlamentar, autor da Lei n° 3.848, de 18/12/1960, que instituiu a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a qual, em 1965, passou a ser nominada Universidade Federal Fluminense – UFF.  Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega  — vice-reitor Fábio Barboza Passos

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

A importância dos jornaleiros na construção dos cem anos do Globo

Salvador Sarpa, o "Russo", aos 84 anos ainda conserva o brilho no olhar pela profissão…

1 hora ago

Protesto em Niterói contra nomeação política mobiliza comunidade escolar

Com faixas estendidas em frente à escola, manifestantes cobram respeito à vontade da comunidade escolar…

2 dias ago

Memória em ruínas: o esquecimento estampado no Centro de Niterói

Palacete em ruínas tem sua história e sua serventia desprezadas pelo projeto de revitalização do…

6 dias ago

Hospital Icaraí entre os primeiros a adotar novo tratamento de fibrilação atrial

Equipe médica realiza procedimento cirúrgico com suporte de alta tecnologia no Hospital Icaraí/ Foto: Pedro…

1 semana ago

Protesto em Niterói contra nomeação política para direção de escola municipal

Professores, alunos e responsáveis participam de uma festa realizada na Escola Maria Ângela, em Niterói…

1 semana ago

Ivna Maluly: A força da escrita como instrumento de superação e inspiração

Entre livros e histórias, Ivna Maluly compartilha sua paixão pela literatura infantil / Divulgação Desde os…

1 semana ago
Publicidade