Os 60 anos da Universidade Federal Fluminense vão ser marcados pela inauguração, sexta-feira (18/12), às 10h, de uma placa de agradecimento ao senador Vasconcelos Torres. Foi o autor da lei que criou em 1960 a instituição federal de ensino que hoje é a maior em número de alunos. A homenagem é estendida também ao centenário de nascimento do criador da UFF.
Juntamente com familiares de Vasconcelos Torres, o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega vai descerrar a placa comemorativa afixada no saguão da Reitoria, em Icaraí. Um extenso programa de atividades online e palestras vem sendo realizado desde o início da semana (veja aqui os horários e links de acesso).
Considerada a inteligência da cidade de Niterói, a UFF tem 60 mil alunos de graduação e de pós-graduação em 72 cursos, além de mais de 40 programas de pós-graduação, com 3.200 professores e 4.500 técnicos administrativos. O orçamento anual da universidade é de R$ 1,8 bilhão.
A UFF está presente em oito municípios do Estado do Rio de Janeiro e em Oriximiná, no Pará. Dois hospitais fazem parte de sua história, o Antônio Pedro, pertencente ao município, e o Hospital Veterinário, no Vital Brazil.
Fechado por uma greve de servidores, o Antonio Pedro foi aberto emergencialmente para atender às vítimas do incêndio do Gran Circus Norte Americano, em dezembro de 1961. Em seguida, foi cedido em comodato à UFF, que o transformou em hospital universitário.
A UFF tem um movimentado Centro de Arte, com teatro, cinema Nelson Pereira dos Santos e galeria de arte. Tem uma editora de livros (Eduff) e mantém uma orquestra sinfônica.
A universidade administra duas fazendas, uma em Cachoeiras de Macacu e outra Iguaba, e mais uma área para ensino florestal no morro do Gragoatá, em Niterói. Uma creche e um Colégio Universitário fazem parte do complexo UFF.
A placa que será inaugurada na Reitoria da UFF tem os seguintes dizeres: No centenário do ilustre Senador Vasconcelos Torres e na comemoração dos 60 anos da UFF, expressamos nosso profundo agradecimento a este memorável parlamentar, autor da Lei n° 3.848, de 18/12/1960, que instituiu a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a qual, em 1965, passou a ser nominada Universidade Federal Fluminense – UFF. Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega — vice-reitor Fábio Barboza Passos
Parabéns à UFF pelo 60 anos . Parabens também in memorian a Vasconcelos Torres pelo maravilhoso feito. Devo á esta universidade os meus melhores dias de vida e o meu destino como profissional o que me fez a pessoa que sou. Obrigado e mais uma vez , parabéns.!
Parabéns a UFFpelos seus 60 anos e também ao ilustre e saudoso senador Vasconcelos Torres, autor da Lei de sua criação. Eu pessoalmente sou eternamente grato a UFF,onde formei- me em Direito e cursei Letras.