Trocar nome de rua deve ser mais fácil para a prefeitura de Niterói do que concluir obras de revitalização. A Moreira César, em Icaraí, virou um canteiro de obras em 2015. Em sete meses, metade do tempo previsto para a reforma dos dez quarteirões da rua, os operários não passaram da primeira quadra. Logo o piso de granito trincou e a fiação continuou em meio aos galhos de árvores.
O tradicional point comercial de Niterói está hoje entre os mais comentados nas redes sociais e em notícias da imprensa. Isto desde quando o prefeito Axel Grael abriu consulta pública para a troca do nome da Moreira César pelo do ator Paulo Gustavo, falecido no dia 4 de maio.
Leia mais: Mudar nome de rua existente há mais de 20 anos é proibido por lei em Niterói
Além da consulta pública para colocar o nome do querido ator Paulo Gustavo na rua de Icaraí, já tramitam na Câmara de Vereadores oito projetos: dois deles para dar o nome do artista ao centro cultural projetado para o espaço do Cinema Icaraí; três para a instalação de busto e de estátua na Praia de Icaraí, no Campo de São Bento e na porta da Confeitaria Beira Mar; um para que o Cine Reserva Cultural receba o nome de Paulo Gustavo; outro para renomear o Centro Petrobras de Cinema; e a oitava proposição para a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César.
Como Grael tem enfatizado que seu governo é de continuidade ao do antecessor Rodrigo Neves, do qual foi vice-prefeito e secretário em dois mandatos, ele não precisa fazer pesquisa para dar continuidade à revitalização da Moreira Cesar. A obra parou em fevereiro de 2016, no primeiro trecho entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo.
Não foi por falta de recursos, mas por incapacidade administrativa que a obra parou. Grael, então vice-prefeito, registrou em agosto de 2015, em seu blog, que duas emendas parlamentares do deputado federal Sergio Zveiter garantiam investimento de R$ 8.098.642,27 para o projeto.
A Moreira Cesar, comparava Rodrigo Neves, seria mais conhecida do que a rua paulista Oscar Freire. A revitalização previa piso de granito, pisos táteis, bicicletários, padronização de bancas de jornais, lixeiras e bancos. A fiação seria toda subterrânea, haveria monitoramento por câmeras e acesso livre à internet. Entre outros melhoramentos seria feito o reaproveitamento de águas cinzas.
Ficou tudo no papel, seis anos depois do anúncio da remodelação da principal rua de Icaraí. A pergunta hoje que todos fazem a Axel Grael: “Parou por que ? Por que parou?”
Tem q trocar mesmo, Moreira César foi um assassino sanguinário, não presta e nunca prestou pra nada, escória da Sociedade Humana, LIXO !!
O coronel Moreira César em criança tinha compulsão em cortar cabeças de gatinhos brancos, mania que era incentivado por um tio neurótico que, além de homofóbico, era racista e simpatizante de milícias. Ao crescer, conheceu e ficou amigo de Ustra outro coronel espécializado em torturar mulheres, pessoas indefesas e ou com comorbidade. De mãos dadas, partiram para a batalha, priorizando de imediato a troca do nome de rua ator Paulo Gustavo para Moreira Cesar, muito mais sonoro e competitivo. Atendido em suas pretensões, juntaram seus trapinhos e numa solenidade longe dos holofotes, celebraram numa cerimônia íntima uma justa e imorredoura “União Estável”, tendo o Zero e todos os outros Zeros como testemunhas.
É um absurdo trocar um nome que já se tornou tradicional, não obstante ser um ator famoso. Se for por ser famoso que se tenha a precedência de outro artista nascido em Niterói que foi a nossa querida Nicete Bruno falecida também do mesmo vírus. Além disso, a consulta popular realizada não tem significância, foram cerca de 30 mil votos, menos de 10% da população de mais de 500 mil habitantes de Niterói. O ilustre Prefeito ao invés de ficar fazendo média com a rede Globo, que está por trás disso, devido a populdos interesses comerciais, deveria tratar melhor da urbanização de Niterói, da manutenção de lixeiras, de placas de paradas de ônibus, e outras coisa comizinhas de uma administração pelo menos razoável.
Corrigindo, comezinhas ou invés de comizinhas. Desculpem, não revi o revisor de texto. rsrsr
A população de Niterói tem que parar de eleger essa quadrilha que só quer se beneficiar dos royalties e dos recursos da prefeitura. Nem os vários escândalos de corrupção, nem o prefeito ter sido preso foram suficientes para o povo acordar.
Niterói não tem um governo competente.
A mesma coisa está acontecendo na Rua Paulo Alves, no Inga, onde as calçadas estão todas irregulares e as obras paralisadas!