Quando avistar uma mulher bonita e sarada, logo ao amanhecer pedalando ou correndo pelas ruas de Piratininga ou da Zona Sul de Niterói, ou, ainda, nadando na praia da Boa Viagem, pode ter certeza de que é a triatleta Luiza País, focada no treinamento para disputar o Campeonato Mundial de Ironman 70.3, em dezembro, em Lake Taupo, na Nova Zelândia.
Luiza deve disputar também este ano o Triathlon Olímpico do Rio de Janeiro, em 3 de março; o Triathlon Endurance, no Paraná, em 7 de abril; o Triathlon Endurance no Rio de Janeiro, em 5 de maio; o Ironman 70.3 no Rio de Janeiro, em 23 de junho; os Triathlon Olímpico no Rio de Janeiro, em 14 de julho e 8 de setembro; além do Ironman 70.3, em São Paulo.
A niteroiense começou pela natação, com 9 anos, competindo pela AABB. Depois foi para o Canto do Rio e aí atravessou a ponte para disputar pela equipe do Flamengo, até os 15 anos.
Foi quando Luiza trocou o esporte da piscina pelo triatlo e a maratona aquática. Nessa modalidade entrou para a seleção brasileira Júnior e disputou os jogos Pan-Americanos.
Craque também em administrar o relógio, mesmo exercendo com competência e profissionalismo a carreira de nutricionista infantil e o cargo de auditora da Receita Estadual, além de mãe de três filhos aos quais dá dedicação total, Luiza diz que ainda encontra tempo para a prática do triatlo, por ser o esporte de suma importância para a sua vida.
No final da pandemia, teve que tomar uma difícil decisão: parar de atender em seu procurado e conceituado consultório. Em 2023, Luiza fez 38 anos de idade, conquistando vários títulos importantes para sua carreira de atleta e garantiu vaga para o Mundial:
- O Top 3 Geral amador Ironman 70,3 nas etapas do Rio de Janeiro, Maceió, São Paulo e Fortaleza;
- o bicampeonato estadual geral elite, na modalidade Triathlon standard;
- o campeonato estadual geral elite na modalidade de Triathlon Endurance e o pentacampeonato geral do festival Rainha do Mar, na modalidade Beach Biathlon.
O clube Rio Cricket em peso está na torcida da querida associada Luiza País, lembrando que outra niteroiense, Fernanda Keller, é reconhecida mundialmente por ter levantado o maior número de títulos e recordes no Ironman, considerada a prova mais difícil do triatlo.
O Ironman 70.3, também conhecido como Half Ironman, é uma das formas de triatlo de meia distância, organizado pela World Triathlon Corporation. O 70.3 tem uma distância de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A soma destas distâncias é 113 km, aproximadamente, 70,3 milhas, por isso o nome.
São pérolas do atletismo, exemplo de dedicação superação, parabéns para essas mulheres feras que representam o Brasil com o que tem de melhor no esporte brasileiro, estarei torcendo por vocês, vamos lá trazer esses títulos para engrandecer nosso país. 🇧🇷🏊🚴♀️🏃♀️🙏💪👏👏👏