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Transoceânica: transtorno dilatado

Escrito por Gilson Monteiro às 11:59 do dia 13 de novembro de 2017
Sobre: Obra desastrosa
13nov

O próximo verão vai ser infernal para a Região Oceânica de Niterói. O prazo de conclusão da mal planejada Transoceânica foi dilatado para novembro de 2018 e, até lá, acidentes de trânsito se repetirão no canteiro de obras que o prefeito Rodrigo Neves transformou a Estrada Francisco da Cruz Nunes.

No último domingo (12/11), dois carros colidiram na altura da entrada para o bairro Jacaré.  Agentes da. Nittrans interditaram parte do trânsito no sentido centro de Niterói provocando um congestionamento que se estendeu das 17h30m às 22h, uma hora após a Perícia concluir seu trabalho. Uma viatura da Polícia Militar chegou ao local somente duas horas e meia depois do acidente.

Pelo jeito, as gratificações que o prefeito Rodrigo Neves está pagando aos policiais civis e militares, para reforçarem o policiamento da cidade, de nada está adiantando.

É provável que outras ocorrências aconteçam no verão, quando aumenta muito o movimento nas praias oceânicas. Se a Prefeitura não tomar providências, preparando um mutirão com seus agentes, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, além de colocar caminhões-reboques de plantão, para casos emergências, a Região Oceânica vai virar um caos, com consequências imprevisíveis.

Sem estações

A Transoceânica prevê a ligação do Engenho do Mato a Charitas feita por ônibus BHLS (sigla em inglês para ônibus de serviço de alto nível), mas a licitação da obra milionária, que já consumiu mais de R$ 400 milhões, previa apenas a construção de uma estação no início dos 9,3 quilômetros de extensão e outra no final.

As onze estações restantes seriam licitadas em setembro pela Emusa, a um custo estimado em R$ 36,7 milhões, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou o adiamento do processo licitatório, até que seja elaborado um novo edital definindo os custos unitários dos serviços e equipamentos a serem contratados.

O TCE determinou que sejam ampliadas as pesquisas de preços com empresas especializadas e que outras fontes, como a internet e o histórico de preços do órgão, sejam consultadas, para que a administração obtenha o máximo de vantagem na contratação de serviços.

Com o adiamento dessa licitação, a inauguração da Transoceânica está marcada, agora, para novembro do ano que vem.

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Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
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6 thoughts on “Transoceânica: transtorno dilatado

  1. A Fco. da Cruz Nunes não era perfeita mas funcionava muito bem para a população local. Só havia engarrafamento em dia de sol forte. Em dias úteis havia apenas algumas retenções nas rótulas, e em horário de rush, mas nem se compara com o que vemos no Centro e em Icaraí. Vocês que são favoráveis a transformar a transoceânica numa ciclovia/parque estão com uma visão muito romântica, deslocada da realidade. A região é distante dos locais de trabalho da maioria da população daqui e muitos moram em São Gonçalo e outros lugares distantes da R.O e trabalham aqui. Precisamos de transporte de massa. Ciclovia é para pequenos deslocamentos, complementar a outros tipos de transporte. O que parece é que o a prefeitura conhecia muito mal a região, quis imitar o que estava sendo feito no município do Rio e vimos no que deu. Destruiu a R.O.

  2. Verdadeiro absurdo essa obra inútil e faraônica que só vai trazer desconforto e prejuízo para a Região Oceânica. Não temos calçadas, ciclovias, nem pistas livres pra circular. Simplesmente o caos. Pra quem serve um ônibus do bombeiro para Charitas? Não consigo entender isso…essa obra está atendendo a interesses particulares e não a população. Chocada, desgostosa de ser moradora da RO!

  3. Essa obra mal planejada nao preve nem uma possivel quebra de um desses “onibus especias” que,se ocorrer,causara a total paralizacao da pista exclusiva,pois nao tem como tirar o colativo do caminho para que outros possam passar.

  4. Lamentavelmente por anos os moradores da RO sofrem com essa obra desnecessária que atingirá apenas uma pequena parte da população. Tanto dinheiro gasto para uma via exclusiva de ônibus que vai apenas para Charitas. Sem calçadas e ciclovias o prefeito desrespeita ciclistas, comerciantes deficientes etc nos empurrando um elefante branco goela abaixo. Pessoas se acidentam e morrem, árvores são arrancadas, cimento pra tudo lado descaracterizando a região num tudo. Por isso venho anos tentando convencer a população que a melhor opção seria transformar a transoceânica em uma ciclovia, lugar para caminhadas, corridas etc. A princípio a ideia é assustadora, mas qd me perguntam mas gastar tanto dinheiro com uma ciclovia, eu respondo de pronto. É uma ciclovia que vai ajudar os estudantes a irem para escola de bicicleta, skate etc, os comerciantes poderão liberar seus entregadores com rapidez, os deficientes poderão se deslocar com segurança, as pessoas poderão fazer suas caminhadas e corridas, os ciclistas poderão cortar a RO num todo, os ônibus irão economizar com menos gratuidades, as mães poderão passear com seus carrinhos de bebê etc. Nos lugares das paradas colocarão bicicletários e na estação do Engenho do Mato se transformaria num espaço cultural. Aí eu pergunto, é melhor gastar tanto dinheiro para uma via exclusiva para um ônibus que vai apenas para Charitas?

    1. Esse prefeito um imenso idiota pois estragou o que tinhamos de melhor, que era a auxiliar retorno em toda via todos se locomotiva o tempo todo, era tudo que encantava as pessoas a morarem na região, agora só temos buraco, obras ele isolou lugares, ele conseguiu fazer as pessoas detestarem de sair de casa, o comércio todos fechando, dia sol é um inferno com o povo vindo para as praias, nos hoje rezamos para não fazer sol no fim de semana, uma obra sem planejamento, o túnel batemos palmas, mas essa via pra que destruir a Francisco da cruz Nunes, que isso nem vai funcionar. Mas uma vez ficamos na mão de um homem que determina o que ele quer, só que deu um tiro no pé aqui ele não se elege mais

      1. Concordo. Quando começaremos os encontros para formatar essa reivindicação? Quando começará a pressão da população ao Legislativo e ao Judiciário. Vamos à luta!

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