Aplaudida pelos usuários, a redução da tarifa do catamarã Charitas-Praça XV não parece ter resolvido um grave problema de mobilidade urbana em Niterói. O trânsito continua congestionado durante o rush matinal, contrariando a previsão do prefeito Rodrigo Neves, de que com a passagem menos cara ele tiraria “cinco mil carros das ruas da cidade”.
As câmeras da Nittrans mostravam, em torno das 7h da manhã desta segunda-feira (24), intenso fluxo de veículos na saída do túnel Charitas-Cafubá; no acesso e no interior do Túnel Raul Veiga (São Francisco-Icaraí) e igualmente bastante carregado na Avenida Roberto Silveira.
A prefeitura não apresentou nenhum estudo demonstrando que a redução da tarifa dos catamarãs – de R$ 21 para R$ 7,70 –, feita através de R$ 20 milhões de subsídios pagos com royalties do petróleo, melhoraria o trânsito de Niterói. Pelo contrário, o prefeito Rodrigo Neves agora comemora dizendo que o número de passageiros aumentou 72%, passando o fluxo diário de 3.500 para 6.000 usuários na linha Charitas-Praça XV.
As câmeras da Nittrans registravam na manhã desta segunda-feira (24) um fluxo intenso entre a chegada do túnel Cafubá-Charitas e o tráfego por São Francisco e Icaraí.
A travessia funciona de segunda a sexta-feira, com partidas entre 6h30m e 20h10m no sentido Charitas–Praça XV e das 7h às 21h no sentido Praça XV–Charitas. Os intervalos são de 20 minutos. A linha não opera entre 12h e 16h, e não há circulação nos fins de semana e feriados.
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