Caminhando pela Rua 15 de Novembro tive a agradável surpresa de esbarrar na calçada com o cantor José Tobias de Santana. Ele estava a caminho do Teatro Municipal de Niterói para acertar com a diretora Marilda Ormy um show em comemoração a seus 95 anos de idade. O aniversário do cantor é em março, mas a data do espetáculo ainda deverá ser marcada no programa do primeiro quadrimestre de 2022.
Esse pernambucano com seu vozeirão grava desde a época do disco de 78 rotações. Passou pelo LP, chegou ao CD com músicas do cancioneiro popular brasileiro e da MPB e marca presença também na internet.
Tobias jogava no time do Santa Cruz, de Recife, e cantarolava no vestiário no final das partidas. Isto chamou a atenção de um locutor esportivo que, impressionado com aquela voz forte e afinada, levou o jogador de futebol para se apresentar na Rádio Clube de Pernambuco.
O sucesso foi tão grande que ali começava uma carreira de sucesso da música e se encerrava outra no futebol. Tobias logo foi contratado pela Rádio Jornal do Commercio, a de maior audiência em Recife. Depois se mudou para o Rio a convite da Rádio Tupi. Sua fama alcançou também a capital paulista onde teve até uma casa noturna. Num show com a cantora Jussara, com quem se casou, conheceu o craque Zizinho, que se tornou seu amigo e compadre, vindo a fixar residência em Niterói.
Fiquem atentos para esse show imperdível de José Tobias, que é um fenômeno. Apesar da idade, ele mantém firme a sua voz grave. O espetáculo vai ter a participação especial de Paulo Cesar Feital, Altay Veloso, do filho Joca Thobias de Santana, sucesso em Curitiba, e de outras figuras amigas da MPB.
Vou comprar uma cadeira na fila do gargarejo para aplaudir de pé esse amigo-irmão, conterrâneo e figura do bem que manteve a mesma simplicidade nos áureos tempos de fama.
Bravo, bravo, bravíssimo!