Publicidade
Categories: Notícias

TJ-RJ condena Microsoft por bug

Publicidade

A Microsoft foi condenada a indenizar os consumidores pelos danos materiais e morais causados por uma atualização defeituosa de seu sistema operacional Windows 7, em abril de 2013. O juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Rio, acolheu parcialmente os pedidos feitos em duas ações civis públicas movidas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio e pela Associação Estadual de Amparo ao Consumidor e ao Cidadão e Defesa contra as Práticas Abusivas.

A cobrança da indenização pelos prejuízos causados pelo bug (defeito, falha ou erro no código de um programa que provoca seu mau funcionamento) terá que ser realizada individualmente, tendo cada consumidor que comprovar efetivamente a ocorrência do problema e das perdas sofridas. O juiz negou o pedido de indenização por danos coletivos e de ressarcimento em dobro de eventuais gastos.

Nas ações, os autores alegaram que a atualização KB02823324, depois de instalada, fazia com que os computadores reiniciassem automaticamente e uma tela aparecesse solicitando reparação automática. Alguns equipamentos, inclusive, tiveram o disco rígido formatado, com perda de dados.

A Microsoft atribuiu o bug a uma incompatibilidade da atualização de segurança com o antivírus Kaspersky e também com o programa GBPlugin, o chamado “Guardião”, feito pela GAS Tecnologia que vários bancos fazem os usuários de seus serviços online instalarem para proteção dos dados.

Ainda em abril de 2013, três dias depois de lançar a atualização KB2823324, a Microsoft solucionou o problema e permitindo que os computadores rodassem com o plugin bastante utilizado por bancos brasileiros como o BB, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Santander e outros.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Niterói cassa alvará de posto instalado em área nobre do Caminho Niemeyer

Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…

4 horas ago

Ex-prefeito de Niterói batalha para receber indenização de Daniel Silveira

Axel Grael cobra de Daniel Silveira, desde 2021, indenização por danos morais A disputa entre…

1 dia ago

Exposição revisita a história de Niterói através de suas igrejas católicas

A igrejinha de São Francisco é uma das construções religiosas mais antigas de Niterói /…

3 dias ago

Hospital de Niterói é destaque entre os melhores da América Latina

O CHN está instalado com suas unidades especializadas em área central de Niterói / Divulgação…

4 dias ago

Capoeira sem fronteiras: niteroiense leva a arte brasileira à Europa

Mestre Branco abraçado com o italiano Fábio Soldi, que veio a Niterói receber a Corda…

1 semana ago

Academia de Niterói pioneira em natação de bebês tem alunos até de 98 anos

Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de…

1 semana ago
Publicidade