Somente nos dois primeiros meses deste ano já há 7.585 processos de lesão corporal decorrentes de violência doméstica contra a mulher. O crime encabeça a lista de ações penais mais distribuídas nos juizados especializados no tema.
No mês da Mulher, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) revela números preocupantes da violência de gênero no estado. A segunda ação penal mais recorrente é ameaça, com 6.428 processos distribuídos. Em terceiro lugar aparece o crime de injúria, com 1.795 ações ajuizadas.
Os dados constam do Observatório Judicial de Violência contra a Mulher. Tramitam atualmente na Justiça estadual mais de 138 mil processos deste tipo. Este ano, o Judiciário fluminense concedeu 3.311 medidas protetivas de urgência para afastar os agressores das vítimas. Em todo o ano passado foram 21.668 deferimentos.
Apenas em janeiro, foram realizadas 84 prisões e proferidas 544 sentenças de mérito. No total do ano passado, foram registradas 1.208 prisões e 6.907 sentenças.
O Observatório Judicial de Violência contra a Mulher é um portal, criado dentro do site do TJRJ, que reúne todas as informações relacionadas à violência de gênero: legislação, orientações, estatísticas, relação dos órgãos de proteção, delegacias especializadas, crimes mais recorrentes, quantitativo de processos existentes e notícias, entre outros assuntos.