O Tribunal de Justiça (TJRJ) vai entregar sentenças reconhecendo nome e gênero de pessoas trans e não-binárias (não limitadas aos gêneros masculino e feminino). O 9° Evento de Requalificação Civil, dirigido à população LGBTQIA+, será sexta-feira (20), no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum de Niterói, das 9h às 13h.
Setenta pessoas de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, encaminhadas ao Programa Justiça Itinerante do TJ pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis), da Defensoria Pública do Rio, vão obter as redesignações de nome e gênero.
A requalificação civil, processo para emissão de novos documentos com o nome e o gênero com o qual a pessoa se identifica, permite ter o nome de registro retificado em seus documentos de forma permanente.
Pelo TJRJ, participarão das audiências as juízas Roberta Barrouin, Clarice da Matta e Fortes e André Brito, e as juízas titulares da 1ª e 2ª Vara de Família de Niterói, respectivamente, Simone Ramalho Novaes e Cassia Arueira Klausner.
O processo para retificação do nome e do gênero se inicia com a pessoa interessada se cadastrando pelo Whatsapp do Nudiversis (21-965513809). Após essa etapa, o pedido é encaminhado pela Defensoria Pública às varas de família do TJRJ, quando são incluídas nos eventos promovidos pelo Programa Justiça Itinerante para receberem sua requalificação civil.
Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…
Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…