New here? Register. ×
×

Surfistas ficam a pé em Itacoatiara

Escrito por Gilson Monteiro às 08:10 do dia 14 de julho de 2016
Sobre: Proibido estacionar
14jul

Proibido estacionar em Itacoatiara

Em Itacoatiara, as placas de estacionamento proibido já estão chegando às pacatas ruas desse bairro da Região Oceânica de Niterói. Logo virão os reboques da NitTrans e os agentes com seus talões de multas. Tradicional point de surfistas, muitos deles ficarão agora sem ter onde parar os carros em que trazem suas pranchas, assim como os próprios moradores do bairro não terão mais como receber visitas que cheguem de carro.

O início da colocação de placas pela prefeitura de Niterói já é motivo de reclamação dos surfistas. “É a indústria das multas chegando ao nosso bairro”, prevê Vera Lúcia, no seu primeiro dia de férias. Já Marcelo de Holanda diz que o prefeito Rodrigo Neves aparece em Itaocoatiara para pedir votos durante o Campeonato de Surfe que acontece ali todos os anos, mas agora quer dificultar o acesso dos jovens à praia, reduzindo as áreas de estacionamento. “Como vamos chegar aqui carregando nossas pranchas?”, pergunta Marcelo.

Itacoatiara paga IPTU mais caro

Enquanto isso, o site da Neltur divulga a praia como sendo a melhor do Estado, anunciando que inscreveu o balneário no programa Bandeira Azul, afirmando que esta é uma grande conquista para o turismo. Com mais esta medida contra a Região Oceânica, a prefeitura está reduzindo em cerca de 50 por cento as vagas nas ruas de Itacoatiara, prejudicando moradores e frequentadores da praia da Região Oceânica.

Pagando um dos IPTUs mais caros da cidade, moradores de Itacoatiara também passarão a não ter como receber seus convidados ou familiares para festas ou reuniões sociais, pois estes ficarão sem ter onde estacionar seus carros, principalmente nos dias de verão, quando a frequência à praia aumenta.

Rodrigo Neves, que na eleição passada prometeu calçar todas as ruas de Itacoatiara, a maioria delas ainda de terra, depois de aplicar R$ 310 milhões na malfadada TransOceânica, quer cobrar R$ 4 mil de cada morador do bairro para fazer o calçamento com paralelepípedos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Surfistas ficam a pé em Itacoatiara

  1. É impressionante a grande confusão que fazem em relação a ordenação de ruas que precisam ter livre circulação. Não se deve confundir ordenação de trânsito e estacionamento com proibição de frequentar a praia pública. Se a rua fosse de mão única seria possível estacionar dois dois lados, mas não é, e portanto em uma caixa de rua de 9 metros não é possível estacionar dos dois lados, simples assim.
    O plaqueamento não existia porque não há calçamento, e portanto não há obrigação legal de sinalizar. Porém isso não significa que as normas de trânsito, criadas para permitir a livre circulação dos motoristas, sejam eles moradores ou não, deixem de existir. As placas sempre foram necessárias e aguardavam o calçamento, que não aconteceu por falta de verba – como em todo o pais, muitas obras foram paralisadas.

    Portanto é mais do que correto proibir o estacionamento em um dos lados das vias de mão dupla do Bairro, é uma necessidade. Uma ambulância, um caminhão de lixo, não passam nos dias de superlotamento.

    Me causa grande espanto o Sr Gilson andar na contramão da história e fechar os olhos para o que está acontecendo ao redor do mundo, em termos de pedestrianização das ruas e avenidas de todas as cidades brasileiras.

    O surfista é um atleta e não pode estacionar a 60 metros do mar?

    As vagas são limitadas, e não infinitas, em qualquer lugar. Se você for surfar em Ipanema vai penar pra conseguir uma vaga, se for na Macumba, terá que parar longe da praia, se for na Prainha cheque bem cedo, Itacoatiara também, tem numero limitado, não há como empilhar os carros, sejamos realistas!

    Fico muito contente que estejam finalmente trazendo um pouco de educação e civilidade ao bairro, pois este lugar merece ser melhor tratado do que tem sido.

    Um lugar mais limpo e ordenado será uma praia melhor para todos os frequentadores.

    Abraços,

  2. Enquanto isso o Pampo clube usa a calçada para estacionamento e até corda para os pedestres não passarem. Uma vergonha e um abuso tolerado pela prefeitura.

  3. Estacionamento irregular deve ser combatido com fiscalização sempre e em qualquer bairro, porém, proibir o estacionamento nas ruas do bairro conforme estão fazendo não é racional. Resolveriam o problema dos moradores simplesmente tornando as ruas mão única e demarcando as vagas de forma a não dificultar aos moradores entrar e sair de suas garagens. Se todos os moradores pensassem como você não tera sentido algum sairmos de casa com nossos automóveis, pois nenhuma rua teria vaga para estacionarmos. Quem optou por morar na Moreira César sabe que tem que conviver com as calçadas cheias, quem optou por morar na Roberto Silveira sabe que conviverá com os ônibus dia e noite. Quem mora na Tijuca, Vila Izabel e Maracanã, sabe que nos finais de semana conviverá com os torcedores que se dirigem ao Estádio do Maracanã. Quem mora em cidades turísticas como Petrópolis, Teresópolis, Angra, Búzios, Cabo Frio, também está ciente dos transtornos nos finais de semana, feriados e férias. Quem optou por morar em Camboinhas, Piratininga, Itacoatiara ou outra praia qualquer deveria saber que nos finais de semana e principalmente no verão terá que conviver com os frequentadores das praias, afinal as praias são públicas. Você deveria repensar se não é você que não está preparado para morar em Itacoatiara. Tente Rio do Ouro, Maria Paula, Várzea das Moças. Ou quem sabe Orlando! Lá você encontrará ruas tranquilas, calçadas vazias, silêncio e sossego todos os dias e horários. Nada de stress. Ninguém na sua porta. Moro em Icaraí, tenho casa em Piratininga, Búzios e Visconde de Mauá e se alguém estacionar na minha entrada de garagem, ou de alguma,forma atrapalhar minha circulação não deixo por menos, chamo um agente de trânsito e solicito o reboque do infrator. Mas jamais pensaria em solicitar que proíbam o estacionamento nas ruas de minhas residências. Afinal as ruas são públicas e infelizmente em nosso país as autoridades não incentivam a construção de estacionamentos públicos ou privados.

  4. Tento até entender a posição de um morador exigindo seus direitos de ir e vir.
    Mas nenhum morador de praia deve se esquecer de que mora num local público.
    E o pior é ver que a grande maioria dos que reclamam do movimento de carros no bairro nunca nem se quer vai à praia.
    São velhotes da classe média a beira da morte esperando os filhos se apossarem do seu patrimônio.
    Se tem condições de morar na praia aceita que o lugar é público ou se mude e nos poupe do seu egoísmo.#velhotescapitalistas

  5. Acho que esse esquema de estacionamento só deve funcionar no verã,.motivo esse, como bem explicou o morador no comentário acima. Brasileiros estão acostumados com desordem, parar em qualquer lugar….vamos dar uma organização na melhor praia do estado.

  6. Muito simples resolver isso,vamos dar a resposta pra ele na próxima eleiçao agora que ele vem concorrendoe não votando nesse PETISTA que é a cara do PT,governando no mesmo esquema de Dilma e Lula,só pesando em encher o bolso.

    1. Bom dia Gilson Monteiro,
      Lendo a sua matéria sobre as placas de proibido estacionar aqui em Itacoatiara, gostaria de deixar aqui registrado o meu ponto de vista de morador. Moro na Rua das Rosas, ao lado da Servidão, e pessoalmente fui até a NitTrans requerer essas placas em minha rua. Após 04 mês fui prontamente atendido com a colocação delas, Graças a Deus. Para lhe exemplificar, na minha rua em dias de verão os carros estacionavam em ambos os lados da rua, ficando assim espaço somente para um carro passar, desta forma se tornava um caos pois, vinham carros em ambas as direções e o trânsito parava. Por diversas deves não consegui entrar com o carro em casa pois, os carros paravam encostados ao meu portão e com mais um do lado oposto à rua, não se conseguia manobrar para entrar com o carro na garagem. Isso é só o meu exemplo, existem diversos outros. Sou a favor sim e muito de ter placas em todo o bairro, em dias de verão nos moradores levamos horas para sair do bairro devido ao enorme fluxo de carros. Desta forma tenho certeza q neste verão será muito melhor para nós moradores.
      Grande abs

      1. Quer a praia só pra vc amigo? Vc tem dinheiro pra pagar casa próximo a praia, quem não tem que vá a pé né! Ridículo! Burgues egoísta

Comments are closed.