Ambos almejam candidatar-se à prefeito sob as bênçãos da máquina. O primeiro é secretário de Governo e é presidente do Cidadania (ex-PPS) no Estado do Rio; o segundo é secretário Executivo, e filiado ao Solidariedade. Trabalham próximo do gabinete de Rodrigo Neves (PDT) que, segundo testemunhas, em vez de colocar panos quentes nas relações dos dois políticos, põe mais lenha na fogueira.
O objetivo do prefeito que responde a uma ação penal, denunciado pelo recebimento de propina de cerca de R$ 11 milhões de empresas de ônibus de Niterói, é fazer como sua sucessora Giovanna Victer, atual secretária de Fazenda e ex-secretária de Planejamento, louvada pela sua capacidade técnica e pela modernização da máquina arrecadadora do município.
Para eleger prefeita Giovanna Victer, Rodrigo mostra estar preocupado em enfraquecer dois candidatos com grande cacife político, como Comte e Bagueira, ao mesmo tempo em que procura fortalecer e dar cada vez mais poderes à sua pretensa candidata.
Nesse imbróglio, a professora Fernanda Sixel, esposa de Rodrigo Neves, filiou-se ao PDT (sigla atual do marido, ex-petista e ex-PV) demonstrando disposição de concorrer às eleições municipais de 2020.
Rodrigo já estaria se propondo a renunciar à prefeitura seis meses antes do pleito, deixando em seu lugar Paulo Bagueira, para que a esposa Fernanda possa concorrer ao próximo pleito. Em seus planos está a candidatura dela a vereadora, usando o peso da máquina política que tem em suas mãos. O complicador é que, para colocar a mulher na Câmara Municipal, dificilmente contará com o apoio de sua atual base aliada, formada por 16 vereadores, dentre os 21 com mandato.
E mais. Com a desincompatibilização de Rodrigo, Fernanda também poderá postular uma candidatura à prefeitura, em vez de concorrer à vereança. Bagueira, que há havia sentado por três meses no lugar do prefeito, enquanto este esteve preso em Bangu 8, mesmo assumindo o cargo com Rodrigo desincompatibilizado, também tem condição perante a Lei Eleitoral de ser candidato a prefeito.
Comte Bittencourt, quem sabe, acabará convidado a disputar novamente o lugar de vice numa dessas chapas, repetindo 2016. Um cargo que não lhe enche os olhos, tanto que dele se licenciou e depois renunciou para continuar como deputado estadual.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…