New here? Register. ×
×

Sucessão começa dividida em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:02 do dia 24 de maio de 2019
Sobre: Cizânia eleitoral
24maio

A hegemonia almejada por Rodrigo Neves para fazer seu sucessor(a) na prefeitura de Niterói passa por um conturbado processo político em que, ele próprio, parece alimentar as desavenças que já começaram a surgir entre duas importantes lideranças da cidade, o ex-deputado Comte Bittencourt e o presidente da Câmara licenciado, vereador Paulo Bagueira.

Ambos almejam candidatar-se à prefeito sob as bênçãos da máquina. O primeiro é secretário de Governo e é presidente do Cidadania (ex-PPS) no Estado do Rio; o segundo é secretário Executivo, e filiado ao Solidariedade. Trabalham próximo do gabinete de Rodrigo Neves (PDT) que, segundo testemunhas, em vez de colocar panos quentes nas relações dos dois políticos, põe mais lenha na fogueira.

O objetivo do prefeito que responde a uma ação penal, denunciado pelo recebimento de propina de cerca de R$ 11 milhões de empresas de ônibus de Niterói, é fazer como sua sucessora Giovanna Victer, atual secretária de Fazenda e ex-secretária de Planejamento, louvada pela sua capacidade técnica e pela modernização da máquina arrecadadora do município.

Para eleger prefeita Giovanna Victer, Rodrigo mostra estar preocupado em enfraquecer dois candidatos com grande cacife político, como Comte e Bagueira, ao mesmo tempo em que procura fortalecer e dar cada vez mais poderes à sua pretensa candidata.

Nesse imbróglio, a professora Fernanda Sixel, esposa de Rodrigo Neves, filiou-se ao PDT (sigla atual do marido, ex-petista e ex-PV) demonstrando disposição de concorrer às eleições municipais de 2020.

Rodrigo já estaria se propondo a renunciar à prefeitura seis meses antes do pleito, deixando em seu lugar Paulo Bagueira, para que a esposa Fernanda possa concorrer ao próximo pleito. Em seus planos está a candidatura dela a vereadora, usando o peso da máquina política que tem em suas mãos. O complicador é que, para colocar a mulher na Câmara Municipal, dificilmente contará com o apoio de sua atual base aliada, formada por 16 vereadores, dentre os 21 com mandato.

E mais. Com a desincompatibilização de Rodrigo, Fernanda também poderá postular uma candidatura à prefeitura, em vez de concorrer à vereança. Bagueira, que há havia sentado por três meses no lugar do prefeito, enquanto este esteve preso em Bangu 8, mesmo assumindo o cargo com Rodrigo desincompatibilizado, também tem condição perante a Lei Eleitoral de ser candidato a prefeito.

Comte Bittencourt, quem sabe, acabará convidado a disputar novamente o lugar de vice numa dessas chapas, repetindo 2016. Um cargo que não lhe enche os olhos, tanto que dele se licenciou e depois renunciou para continuar como deputado estadual.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

14 thoughts on “Sucessão começa dividida em Niterói

  1. Bagueira POLICIAL civil, Conte empresário da educação, só falta agora o Jorge Roberto e Zeca para voltar tudo como era antes e a cidade voltar com todos os jornalistas falando bem dos politicos e embalando a verba da comunicação que nao é pequena. Fala sério.Boa noite

  2. A coragem do Rodrigo Neves em querer comandar o processo político, com vistas as próximas eleições, é invejável. Ele não desconhece que está fazendo um péssimo governo, e que as acusações sobre possíveis crimes que ele tenha praticado são fotores que contribuem para o seu “enterro político”. E, mesmo assim, ousa em pensar que é um bom cabo eleitoral. Não há dúvidas que ele perdeu o sentido do ridículo.

  3. As eleições de prefeitos e vereadores serão o ano que vem. Vamos começar a eliminar do Centrão.
    E o prefeito Rodrigo “Odorico Paraguaçu” Neves, quando volta para a CADEIA?

  4. Dá nojo dessa política de Niterói. Todos raposas velhas que só querem se manter no poder e sugar a economia do município.
    Niterói precisa renovar completamente seu quadro de políticos. Chega dos que aí estão há anos.

  5. Meu voto é para bagueira ,estou fora de contexto Bitencourt ,meu tio ajudou muito a ele trabalhamos muito fez o que .O bagueira é nosso homem de caráter , humildade sem fim.estou ,estarei sem.pre com bagueira que venha as eleições para prefeito.

  6. Já pra cadeia, Rodrigo Trakinas!
    E pra não perder as “boquinhas” do poder, lança a mulher…

    Mais um pro rol de políticos safados e covardes!

    Bangu 8 vem aí, Rodrigão! Segura que é badejo!!!!
    Mas pelo menos a família tá aqui fora com a graninha das empresas de ônibus bem guardada! Você é um cara família! Sempre foi!!!

  7. Penso que um nome novo, de um partido novo,
    de direita, tem sérias chances de emplacar, pois o eleitor tem se mostrado atraente à renovação política neste sentido.
    INOVA NITERÓI!
    INOVA BRASIL!

Comments are closed.