Publicidade

STF vê se arresto para inativos é legal

Publicidade

O drama dos 137 mil aposentados e inativos do Estado do Rio ainda está longe de chegar ao fim. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu nesta quinta-feira (28/04) prazo de 72 horas para que o governo estadual e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentem manifestação sobre a ação em que o governo fluminense pediu a anulação do arresto das contas estaduais para pagamento dos salários de aposentados e pensionistas.

Após receber as manifestações, o ministro vai decidir a questão que envolve a sobrevivência de milhares de idosos ameaçados de ficar à míngua depois de anos de dedicação ao serviço público estadual.

Na segunda-feira (25), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio suspendeu o decreto do governo estadual, que adiou o pagamento para 12 de maio. O governo do Rio de Janeiro alegou que não tem dinheiro para pagar em dia 137 mil servidores inativos ou pensionistas que recebem mais de R$ 2 mil de salário e somam mais da metade da categoria.

Na ação protocolada no Supremo, o estado informou que a decisão da Justiça do Rio não preservou contas com destinação específica e que a decisão afeta a economia do estado, inclusive no recebimento de recursos da União.

“Considerando as graves consequências dos arrestos já determinados pelas decisões concessivas de antecipação de tutela, se requer seja determinada a suspensão de seus efeitos ou, ao menos, seja vedado que o arresto recaia sobre contas vinculadas a convênios e sobre as contas de fundos orçamentários”, argumentou o governo.

Ontem (27), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro afirmou que os aposentados e pensionistas do estado que ganham mais de R$ 2 mil líquidos de proventos por mês e recebem pelo Bradesco teriam o dinheiro depositado naquele dia. Os que têm conta em outros bancos devem receber hoje. (Com Agência Brasil)

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

15 horas ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

2 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

3 dias ago

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

1 semana ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

1 semana ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

1 semana ago
Publicidade