Publicidade
Notícias

SOS pela Lagoa de Piratininga

Publicidade

Despejo de esgoto deixa lagoa de Piratininga cheirando mal

Em defesa da Lagoa de Piratininga, ambientalistas e associações de moradores da Região Oceânica realizam domingo, 17/12, às 9h, um ato público para chamar atenção para o estado de degradação que ela se encontra.  “Ligações clandestinas de esgoto e assoreamento deixam a lagoa com aparência horrível e um cheiro insuportável”, dizem organizadores do manifesto.

Em 2013, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assumiu com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a gestão do sistema lagunar de Piratininga, mas nada fez desde então pela sua conservação e, agora, pretende anunciar um projeto de urbanização dos nove quilômetros de seu entorno, gastando R$ 10 milhões em paisagismo e infraestrutura.

Os organizadores do movimento SOS Lagoa lembram, no entanto, que nas últimas décadas foram feitas diversas ações, como uma ciclovia para demarcar a orla, a construção da comporta do Camboatá, a abertura de um túnel em rocha e a comporta no Tibau e a implantação de uma rede de esgoto na bacia de Piratininga. Mas essas melhorias não tiveram manutenção nos últimos seis anos, deixando a lagoa chegar ao estado deplorável em que se encontra hoje.

Para alertar as autoridades e mobilizar a comunidade do entorno da lagoa, o CCRON (Conselho Comunitário de Região Oceânica) se uniu ao movimento GAP (Grupo de Ação Popular), ao SOS Lagoa, à Amaf (Associação de Moradores da Fazendinha), Puma (Piratininga Unida Moradores Associados), Amjo (Associação de Moradores do Jardim Oceânico) e AMJI (Associação de Moradores do Jardim Imbuí).

A concentração será às 9h na praça em frente ao campo de pouso de parapente no Cafubá, na esquina das Avenidas Paulo de Melo Kale, Francisco Barcelos e Francisco Gabriel de Souza Lobo com a via Chico Xavier (Ciclovia de Piratininga). Depois do evento será feita uma caminhada na trilha da Ilha do Pontal, que fica dentro da Fazendinha.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

5 horas ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

2 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

3 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago
Publicidade