Publicidade
Categories: Notícias

Saúde restrita para crianças em Niterói e SG

Publicidade

Não é primeiro de abril. É fato. A partir do próximo dia da mentira as Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) de Niterói e São Gonçalo deixarão de contar com pediatras. O atendimento será exclusivo para adultos. O governo do Estado está sem dinheiro para continuar mantendo o serviço, mas sofisma dizendo que “está reorganizando o atendimento ambulatorial de emergência”.

Verba do Sistema Único de Saúde (SUS) tem, só que no caso de Niterói, por exemplo, o único hospital infantil da rede pública, o Getulinho, foi demolido em 2013 e o prédio novo ainda não ficou pronto. As crianças que necessitam de cirurgias têm que entrar em uma fila de espera no Hospital municipal Orêncio de Freitas, e os casos ambulatoriais são atendidos em consultórios instalados em contêineres, ao lado da obra do Getulinho, no Fonseca.

A Secretaria de Saúde estadual, que diz estar reorganizando o atendimento na rede estadual de urgência e emergência, com especialização das unidades de saúde, somente prestará atendimento pediátrico nas UPAs de Itaboraí e da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

Só que este atendimento também não será para agora. A secretaria acrescenta que as UPAS pediátricas passarão por obras para adequar o ambiente físico e o quadro de profissionais. Coisa de uns 45 dias de prazo para ficar tudo pronto.

Ao que parece, não estamos diante da ameaça do zika vírus que provoca microcefalia em bebês; nem da dengue e da tal da chicungunya. E mais, não é preciso dar bola para o novo vírus da gripe (H1N1) que já está circulando na praça e cuja vacina ainda não foi liberada pelo Ministério da Saúde para imunizar crianças e idosos.

Afinal, pela propaganda oficial de petistas, ex-petistas, nouveau vert, etc, “tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis”, repetindo o mantra de Pangloss.

Salve-se quem puder.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

4 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

4 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

4 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

5 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

6 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

7 dias ago
Publicidade