Até a tarde desta terça-feira (17/05) a Secretaria de Saúde de Niterói não fez contato com a direção do Colégio Miraflores, em Icaraí, onde há um caso confirmado de aluno com a gripe H1N1 e suspeita de outro aguardando os exames. Os agentes de saúde já deveriam estar providenciando as medidas profiláticas para evitar que a influenza se alastre, afirmam médicos sanitaristas.
Com o alerta da escola feito através de um comunicado divulgado ontem por esta Coluna, muitos pais procuraram levar os filhos para tomar a vacina contra a gripe na Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil. A unidade, apesar de também não ter recebido nenhuma orientação da Secretaria municipal de Saúde, está vacinando crianças com mais de cinco anos de idade (fora do público alvo previsto para a campanha nacional), desde que apresentem recomendação médica para receber a vacina.
A diretora do Miraflores, Sonia Soares de Almeida, disse que a escola “fez o seu papel ao comunicar o que está ocorrendo com seus dois alunos, mas que compete aos pais tomar todas as precauções para evitar que os filhos também peguem a doença”. Aconselhou os professores a se vacinarem também contra a H1N1 e a orientarem os estudantes sobre as medidas profiláticas a serem observadas, como lavar cuidadosamente as mãos; evitar ambientes fechados; manter alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico. As crianças com suspeita de estar com a doença ou as gripadas não devem frequentar as aulas.