Publicidade
Categories: Notícias

Sanduba do Marcelo é tradição nas praias de Niterói há quase quatro décadas

Publicidade
Marcelo vende seu sanduíche e o mate há 39 anos nas praias oceânicas de Niterói / Foto: Filipe Aguiar

É difícil encontrar quem ainda não provou o Sanduba do Marcelo, principalmente quando o estômago começa a roncar na praia. É vendido em Niterói há 39 anos nas areias de Itacoatiara, Camboinhas e Piratininga.

Eles são de chester e frango, com dez recheios de sabores diferentes, sendo que o tradicional continua imbatível e leva frango, ovos, maionese, cenoura e batata palha. Para acompanhar, um copo de mate natural.

O refrão continua o mesmo: “Olá, meu amiguinho! Sanduíche natural e mate?”. Bordão repetido desde quando Marcelo Tavares Costa, com 17 anos, passava pelos banhistas oferecendo seus produtos em Camboinhas.

Nessa época vendia 30 sanduíches por dia. Hoje a sua Fábrica do Sapê produz dois mil sanduíches por dia em finais de semana de verão. A marca atua com vendedores até na praia da Barra da Tijuca e atendendo em outras áreas da cidade pelo IFood.

Marcelo diz que sua maior preocupação foi sempre oferecer um sanduíche natural com produtos de primeira e contendo proteína, além de um cardápio que agrade a todos os paladares das tribos praianas.

Ainda tem os ingredientes padrão que garantem a personalização como azeitona e ovo de codorna, que complementam sabores diferentes. Diz também que seu mate tem um diferencial e explica que o segredo está no tempo da infusão para garantir a cor âmbar, além de o limão e o açúcar serem colocados na medida certa.

Marcelo conta que o sucesso do seu sanduíche e do mate se deve à família que sempre esteve unida nesse projeto que foi crescendo pouco a pouco. Sua mãe, a esposa, irmãos e filhos, cada um desempenha papel importante no processo, desde a quentura do fogão na cozinha ou colocando o pé na areia sob um sol escaldante.

Marcelo Tavares Costa, hoje com 58 anos, é o menino que perdeu o pai aos sete anos de idade, desceu as escadas do Morro Souza Soares e subiu na fama como o Rei do Sanduíche. Ele merece todas as homenagens da terra do cacique Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

1 dia ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade