Publicidade
Notícias

Rua Paulo Gustavo ganha placas novas, mas sofre de velhos males urbanos

Publicidade

A Rua Paulo Gustavo (ex-Moreira César), em Icaraí, ganhou 46 novas placas com o nome do ator recentemente falecido. Mas a via padece de velhos problemas urbanos. A fiação aérea sobrecarrega os postes; buracos florescem no asfalto e o esgoto transborda em alguns pontos da antiga rede de saneamento. Entre o prédio da esquina da Alameda Carolina até o número 427, a calçada está interditada há mais de ano por um tapume (foto). A encosta do Morro de Santa Teresa ameaça deslizar.

A rapidez com que o prefeito Axel Grael conseguiu fazer a troca de nome da rua mais conhecida de Niterói não contempla o tradicional centro comercial de Icaraí com obras capazes de livrá-lo dos males urbanos. A decisão meia boca acaba, assim, não homenageando como merecia o artista que tanto amava Niterói.

A conservação da hoje Rua Ator Paulo Gustavo é sofrível e a via não escapa da desordem urbana. Caminhões descarregam mercadorias em local proibido, cavaletes de publicidade ocupam as calçadas e idosos não estão livres de tombar nos buracos do passeio público.

Leia mais: Paulo Gustavo é o quinto nome dado a original Rua Vera Cruz, em Icaraí

Em 2014, o ex-prefeito Rodrigo Neves anunciou com alarde uma obra de revitalização da então Moreira César. Comparou a rua à paulista Oscar Freire e dizia que o centro comercial mais badalado de Niterói precisava de uma repaginada. Conseguiu duas emendas orçamentárias através do deputado federal Sérgio Zveiter e dois convênios com o Ministério das Cidades para repasse de verba. A obra total custaria cerca R$ 8 milhões.

Estava previsto entregar a revitalização da rua em julho de 2016, mas a obra parou em fevereiro daquele ano. Apenas um dos dez quarteirões da então Moreira César foi entregue “pronto” pela empreiteira.

O projeto previa, além de piso de granito em todas as calçadas, a reformulação de infraestrutura urbanística da rua. A fiação seria subterrânea, haveria nova iluminação, novo mobiliário, totens e conexão wi-fi. Além de traffic calmings em todas as esquinas para facilitar a travessia de pedestres, mais ciclofaixas e bicicletários.

Apesar de a rua ter largura de apenas seis metros, em 2019 a prefeitura permitiu a instalação de um trambolho chamado de parklet, em frente ao Central Prime.

Arremedo de projeto criado originalmente em São Francisco (EUA), onde as ruas têm espaços bem mais generosos do que as de Icaraí, o parklet é um remendo da fracassada obra de revitalização. Os parklets são espaços de lazer e convívio instalados em área contígua à calçada. Ou em português claro: puxadinhos de bares e restaurantes que patrocinaram sua instalação em Icaraí.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

6 horas ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

3 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

1 semana ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

1 semana ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

1 semana ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

2 semanas ago
Publicidade