Há mais de 50 anos vivendo intensamente o mundo jurídico como advogado militante, defensor público e professor de Direito da UFF, Ronald Eucário Villela de repente se viu confinado por causa de uma pandemia. Graças a uma inspiração, ocupou a mente escrevendo “Amores nos tempos do Covid”, que lançará nesta quinta-feira (26), na Livraria da Travessa de Icaraí, às 19h.
O campista Ronald, que presidiu a OAB dê Niterói e que em setembro recebeu merecidamente da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Niteroiense, de bom texto e imaginação fértil, passou o tempo na frente do laptop produzindo o livro de 522 páginas.
Ele conta a história do personagem Paulo, um homem entrado nos 70 anos, viúvo, que no início da pandemia vai a sua academia de ginástica e a encontra fechada, sendo informado que a aula se fará online.
Paulo lamenta, sobretudo porque havia conhecido na academia uma mulher e por ela se encantara. Chegando em casa, foi fazer a aula na varanda. Ao começar, verifica que, na sacada de um apartamento atrás de seu prédio, uma mulher fazia os mesmos movimentos de ginástica. Firma o olhar e a reconhece como aquela por quem havia se interessado na academia. Ela, também o reconhece e se cumprimentam. Assim, um romance se desenrola durante a pandemia.