Publicidade
Notícias

Rodrigo proíbe ônibus universitários de cidades vizinhas de pararem em Niterói

Publicidade
Ônibus universitários parados na Litorânea estariam atrapalhando o turismo, segundo decreto de Rodrigo Neves

Mais uma do Rodrigo Neves. O prefeito de Niterói publicou hoje (16) um decreto proibindo o estacionamento de ônibus fretados na Avenida Litorânea, no Gragoatá. Os veículos transportam diariamente milhares de estudantes universitários de suas cidades para o campus da UFF.

Provavelmente, o prefeito quer ou que os universitários venham à UFF de bicicleta ou deixem de estudar em Niterói. A universidade federal, que é a segunda maior do país em número de alunos, ainda não se manifestou.

Fascinado com o fluxo de visitantes à Ilha da Boa Viagem (reaberta há uma semana), Rodrigo considera a região vizinha como “ponto turístico e de interesse público”. O alcaide acrescenta competir ao município “regulamentar a utilização dos logradouros públicos”, mas não define onde os ônibus universitários poderão estacionar.

Dona de um campus de grandes dimensões, instalado no aterro que vai da Praia Grande à Praia da Boa Viagem, a UFF poderia permitir em suas ruas internas o estacionamento dos ônibus universitários.

A UFF conta com seus próprios ônibus para transporte exclusivo dos alunos com matrícula ativa. O itinerário, porém, é somente entre seus campi do Centro, São Domingos, Bairro de Fátima, Ingá e Icaraí.

Prefeituras vizinhas

Saquarema é uma das prefeituras vizinhas que mais transportam estudantes para a UFF. É seguida pelas prefeituras de Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá.

Por sua vez, a prefeitura de Maricá criou o “Bilhete Único Universitário”. O benefício é destinado a estudantes de outros municípios que comprovem moradia em Maricá. Recebem cartões do RioCard, cuja carga mensal varia de acordo com a frequência escolar de cada aluno.

Os maricaenses, no entanto, já dispõe de ensino universitário em sua própria cidade. O curso mais recente aberto no município é o da Faculdade de Ciências Médicas. A maioria dos municípios vizinhos de Niterói também conta com faculdades particulares. Mas demandam grandes contingentes de alunos para a UFF, a Unilasalle e Universo em Niterói.

A UFF abriga uma grande comunidade de estudantes que dependem do transporte fretado para se deslocar diariamente entre suas residências e o campus universitário. Assim, a proibição de estacionar na avenida obrigará os ônibus a buscarem alternativas de estacionamento, resultando em maiores tempos de deslocamento e possíveis atrasos para os estudantes.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

3 dias ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

3 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade