Mais uma do Rodrigo Neves. O prefeito de Niterói publicou hoje (16) um decreto proibindo o estacionamento de ônibus fretados na Avenida Litorânea, no Gragoatá. Os veículos transportam diariamente milhares de estudantes universitários de suas cidades para o campus da UFF.
Provavelmente, o prefeito quer ou que os universitários venham à UFF de bicicleta ou deixem de estudar em Niterói. A universidade federal, que é a segunda maior do país em número de alunos, ainda não se manifestou.
Fascinado com o fluxo de visitantes à Ilha da Boa Viagem (reaberta há uma semana), Rodrigo considera a região vizinha como “ponto turístico e de interesse público”. O alcaide acrescenta competir ao município “regulamentar a utilização dos logradouros públicos”, mas não define onde os ônibus universitários poderão estacionar.
Dona de um campus de grandes dimensões, instalado no aterro que vai da Praia Grande à Praia da Boa Viagem, a UFF poderia permitir em suas ruas internas o estacionamento dos ônibus universitários.
A UFF conta com seus próprios ônibus para transporte exclusivo dos alunos com matrícula ativa. O itinerário, porém, é somente entre seus campi do Centro, São Domingos, Bairro de Fátima, Ingá e Icaraí.
Saquarema é uma das prefeituras vizinhas que mais transportam estudantes para a UFF. É seguida pelas prefeituras de Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá.
Por sua vez, a prefeitura de Maricá criou o “Bilhete Único Universitário”. O benefício é destinado a estudantes de outros municípios que comprovem moradia em Maricá. Recebem cartões do RioCard, cuja carga mensal varia de acordo com a frequência escolar de cada aluno.
Os maricaenses, no entanto, já dispõe de ensino universitário em sua própria cidade. O curso mais recente aberto no município é o da Faculdade de Ciências Médicas. A maioria dos municípios vizinhos de Niterói também conta com faculdades particulares. Mas demandam grandes contingentes de alunos para a UFF, a Unilasalle e Universo em Niterói.
A UFF abriga uma grande comunidade de estudantes que dependem do transporte fretado para se deslocar diariamente entre suas residências e o campus universitário. Assim, a proibição de estacionar na avenida obrigará os ônibus a buscarem alternativas de estacionamento, resultando em maiores tempos de deslocamento e possíveis atrasos para os estudantes.
Gui Christ premiado em Londres pelo ensaio fotográfico "M'kumba / Divulgação Gui Christ, fotógrafo nascido em…
Na Avenida Maysa, o poste entre as ruas 64 e 65 está escorado há meses…
O prédio do Fórum do TRT em Niterói estará fechado para reforma da instalação elétrica…
A interinidade de Altineu ocorre em um momento de grande atenção política na Câmara Federal…
Operários da prefeitura removem Arariboia de seu tradicional pedestal em frente às barcas, em Niterói / Divulgação…
O carro da multa, flagrado em testes no ano passado, filmando as placas dos carros…