Mais uma do Rodrigo Neves. O prefeito de Niterói publicou hoje (16) um decreto proibindo o estacionamento de ônibus fretados na Avenida Litorânea, no Gragoatá. Os veículos transportam diariamente milhares de estudantes universitários de suas cidades para o campus da UFF.
Provavelmente, o prefeito quer ou que os universitários venham à UFF de bicicleta ou deixem de estudar em Niterói. A universidade federal, que é a segunda maior do país em número de alunos, ainda não se manifestou.
Fascinado com o fluxo de visitantes à Ilha da Boa Viagem (reaberta há uma semana), Rodrigo considera a região vizinha como “ponto turístico e de interesse público”. O alcaide acrescenta competir ao município “regulamentar a utilização dos logradouros públicos”, mas não define onde os ônibus universitários poderão estacionar.
Dona de um campus de grandes dimensões, instalado no aterro que vai da Praia Grande à Praia da Boa Viagem, a UFF poderia permitir em suas ruas internas o estacionamento dos ônibus universitários.
A UFF conta com seus próprios ônibus para transporte exclusivo dos alunos com matrícula ativa. O itinerário, porém, é somente entre seus campi do Centro, São Domingos, Bairro de Fátima, Ingá e Icaraí.
Prefeituras vizinhas
Saquarema é uma das prefeituras vizinhas que mais transportam estudantes para a UFF. É seguida pelas prefeituras de Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá.
Por sua vez, a prefeitura de Maricá criou o “Bilhete Único Universitário”. O benefício é destinado a estudantes de outros municípios que comprovem moradia em Maricá. Recebem cartões do RioCard, cuja carga mensal varia de acordo com a frequência escolar de cada aluno.
Os maricaenses, no entanto, já dispõe de ensino universitário em sua própria cidade. O curso mais recente aberto no município é o da Faculdade de Ciências Médicas. A maioria dos municípios vizinhos de Niterói também conta com faculdades particulares. Mas demandam grandes contingentes de alunos para a UFF, a Unilasalle e Universo em Niterói.
A UFF abriga uma grande comunidade de estudantes que dependem do transporte fretado para se deslocar diariamente entre suas residências e o campus universitário. Assim, a proibição de estacionar na avenida obrigará os ônibus a buscarem alternativas de estacionamento, resultando em maiores tempos de deslocamento e possíveis atrasos para os estudantes.
A matéria é claramente tendenciosa politicamente. Isso não resolve o problema. Parabéns a todos que trataram do problema a partir da visão da coletiva da sociedade. Infelizmente esse fla-flu político só nos levará ao fracasso como pais, estado e cidade.
Ele tem que se preocupar com os cracudos que estão dominando a cidade e as praças… A me esqueci os cracudos são amigos dele…
Dora
Absurdo!
Se preocupando com coisas estapafúrdias e aleatórias.
Enquanto é isso tô a 2 anos aguardando uma consulta com um Neurologista.
Acho que o único que é contra essa medida, é quem escreveu essa matéria.
Ninguém é contra (nem mesmo o prefeito) que os estudantes venham para faculdade de ônibus, ou mesmo que venham estudar em Niterói, mas não tem nenhuma necessidade de estacionar os veículos na praia.
A UFF tem um espaço de estacionamento gigantesco. Porque não colocam os ônibus lá dentro em vez de estacionar na beira da praia enfeiando nossa orla?
Será que o prefeito não se incomoda mesmo com os estudantes? Será que é por causa do turismo mesmo? Porque todo mundo tem medo de ir pra orla e ser assaltado. Não sei, medidas elitistas que prejudicam quem mais precisa, não me parece algo trivial e muito menos mostra preocupação. Se ele se importasse mesmo, não proibiria apenas, mas daria uma solução.
A melhor solução é permanecer deixando os universitários próximos a faculdade, mas destinar um local a parte para que os ônibus possam estacionar depois disso, dessa forma ninguém sairia perdendo. Rodrigo Neves acha que vai resolver o problema tomando decisões radicais, mas não sabe mediar a situação para que seja melhor para todos.
Acho extremamente válida esta medida, pois os proprietários de veículos só podem estacionar em locais próprios nos logradouros público mediante o pagamento de R$ 5,00 (cinco reais) por apenas 2 horas. E estes ônibus pagam alguma coisa ? Creio que as prefeituras das cidades de onde estudantes partem poderiam agir da mesma forma que o município de Maricá, fornecendo um cartão de transporte (RioCard) para cada estudante se deslocar para as Universidades de Niterói.
Sua ideia implica colocar os estudantes a mercê das empresas de ônibus, tendo que fazer várias integrações em pé e em ônibus lotado junto com quem vem trabalhar na cidade. Ter um ônibus da sua cidade é um conforto para quem mora longe, trabalha e estuda.
Tainá você foi a pessoa com a opinião mais centrada e coerente. Parabéns pela sua empatia com os estudantes de outros municípios!
Onde esses ônibus ficarão estacionados? Na porta da casa de Rodrigo?
Mas está mesmo uma bagunça. Estão parando até na Paulo Cesar.
Concordo em gênero, número e grau. Afinal, os moradores de Niterói também merecem desfrutar da área, o quê fica impossível comissão ônibus lá. Qual é a solução? Não compete à população encontrar e sim aos transportadores.
Mas não tem como falar em criar Bilhete Único universitário nessas cidades. Tem cidade que um ônibus direto é 40 reais, é mais barato ter um ônibus próprio mesmo.
Acho que a Prefeitura, antes de querer prejudicar os estudantes só porque são de outra cidade, deveria pensar em uma solução e debater propostas e chegar em um consenso com as instituições e os transportadores.
Ao invés de está mexendo com pessoas que precisam destes ônibus você deveria pedir para seu secretário de financia refazer a conta de 4% no valor da passagem de Niterói. Você já viu que e a passagem MAIS CARA DO ESTADO? ESPERO QUE ME DE ALGUMA RESPOSTA.
Você não deve ter pensado nos alunos de municípios que não tem ônibus para Niterói. Também não pensou no tempo de deslocamento. Em Guapimirim as pessoas trabalham e para conseguirem chegar na faculdade, só com o ônibus universitário, pois têm horários adequados, pontos estratégicos para pegar e largar os alunos, e vão e voltam direto, sem paradas. Tenha empatia.
O prefeito de Niterói quer aparecer, impedir da classe pobre de fazer uma universidade pública, lamentável essa decisão, espero que as autoridades tomem uma providência para impedir essa aberração do prefeito
Boa Tarde.
O Senhor Gilsom Monteiro como sempre, Vigilante aos absurdos dos Administradores.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Att.
Sabe quantos ônibus um estudante de Cachoeiras de Macacu precisa pra chegar e o valor? Que se você estudar até às 22:00h nem precisa voltar pra casa porque não existe condução? O prefeito vai pagar moradia em Niterói pra quem estuda a noite? A luta que foi pra conseguir esses ônibus? Nem todos temos o privilégio de uma prefeitura de esquerda como Maricá, o que podemos ver claramente, certo? Bem tudo é tão simples quanto pagar 5,00 por duas horas do seu carro, estamos falando de vidas e famílias inteiras que
dependem desses estudantes poderem se formar.
As coisas só são simples pra quem não precisa se preocupar de verdade.
Fanfarrão
A UFF tem um espaço enorme vazio de estacionamento e tem obrigação pela sua finalidade social de aceitar o estacionamento dos ônibus de outros município dentro do espaço livre dentro do campus. Realmente é uma vergonha para o turismo de Niterói, temos um volume enorme de ônibus parados e obstruindo uma das mais belas paisagens do Brasil. Acho certíssima a medida do novo prefeito..
A área interna do Campus da UFF tem espaço suficiente para estacionamento dos ônibus universitários? Se sim, por que não reservar um local para isso? O transporte das cidades vizinhas para UFF é essencial para centenas de estudantes.
A questão é muito mais profunda. Penso que a orla certamente não é lugar adequado para os ônibus estacionarem, pois além de acabar c a paisagem ainda facilitam os assaltos no local, por torarem a visibilidade
A questão maior é q a cidade cresceu desordenadamente, sem a previsão de espacos vazios para situaçoes como estas.
Hoje, em qquer espaço 2×2 metem um prédio de 15 andares, falando figurativamente.
A orla do gragoata não é estacionamento de ônibus seja ele qual for é um lugar de lazer e sim ponto de cartão postal de Niterói.
O prefeito pode muito bem realocar esses veículos tem muito lugar para colocá-los.
Meu filho morava em Casimiro de Abreu, e pegava todo dia o ônibus q trazia estudantes até a Uff. Ele trabalhava de dia, e à noite vinha pra faculdade. Naquela época, os ônibus ficavam num terreno grande ao lado do Terminal Rodoviário. Hoje, no mesmo espaço, estão construindo um condomínio residencial. A cidade foi crescendo, e os espaços sendo ocupados. Há muito espaço dentro da própria faculdade. Seria a solução mais viável!
Jorge63gadelha@gmail.com
A UFF tem um Campus com estacionamento, poderá organizar um local para estacionar esses veículos que chegam na cidade de manhã, e só retornam a noite pras suas cidades. Realmente é uma poluição visual numa área de turismo.