Publicidade
Notícias

Rodrigo, do passe livre à propina de 20%

Publicidade

Rodrigo Neves, o prefeito de Niterói afastado do cargo pelo desembargador Luis Noronha, a pedido do Ministério Público estadual, quando era líder estudantil atuante da União Niteroiense de Estudantes Secundaristas (UNES), defendeu o passe livre nos ônibus para os colegiais, em 1992.  Ele tinha 16 anos e uma vasta cabeleira. Na época foi um dos líderes do movimento dos Caras-Pintadas, que exigia ética na política.

Hoje, aos 42, com um implante capilar disfarçando a calvície, Rodrigo Neves está preso  em Bangu 8 acusado de desviar recursos do Fundo Municipal de Transportes que financia a gratuidade nos ônibus para estudantes, idosos e portadores de deficiências.

A prefeitura já pagou, desde 2014, R$ 37,3 milhões para o consórcio TransNit e R$ 40,5 milhões para o Transoceânico. Segundo apurou o MP, Rodrigo e seu assessor Domício Mascarenhas recebiam propina de 20% desse montante.

Domício Mascarenhas de Andrade, ex-secretário de Obras de Niterói, é apontado por arrecadar as quantias e negociar com os representantes dos consórcios. Além dele, outros dois empresários foram presos: João Carlos Félix Teixeira, presidente do consórcio TransOceânico e sócio da Viação Pendotiba, e João dos Santos Silva Soares, presidente do consórcio Transnit e sócio da Auto Lotação Ingá. 

Denunciados por formarem uma organização criminosa, o prefeito, seu assessor e os empresários estão sujeitos a penas de reclusão que podem chegar até 21 anos pelos crimes também de corrupção ativa e passiva e crime continuado.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

15 horas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

3 dias ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

4 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

7 dias ago
Publicidade