Rodrigo Neves, o prefeito de Niterói afastado do cargo pelo desembargador Luis Noronha, a pedido do Ministério Público estadual, quando era líder estudantil atuante da União Niteroiense de Estudantes Secundaristas (UNES), defendeu o passe livre nos ônibus para os colegiais, em 1992. Ele tinha 16 anos e uma vasta cabeleira. Na época foi um dos líderes do movimento dos Caras-Pintadas, que exigia ética na política.
Hoje, aos 42, com um implante capilar disfarçando a calvície, Rodrigo Neves está preso em Bangu 8 acusado de desviar recursos do Fundo Municipal de Transportes que financia a gratuidade nos ônibus para estudantes, idosos e portadores de deficiências.
A prefeitura já pagou, desde 2014, R$ 37,3 milhões para o consórcio TransNit e R$ 40,5 milhões para o Transoceânico. Segundo apurou o MP, Rodrigo e seu assessor Domício Mascarenhas recebiam propina de 20% desse montante.
Domício Mascarenhas de Andrade, ex-secretário de Obras de Niterói, é apontado por arrecadar as quantias e negociar com os representantes dos consórcios. Além dele, outros dois empresários foram presos: João Carlos Félix Teixeira, presidente do consórcio TransOceânico e sócio da Viação Pendotiba, e João dos Santos Silva Soares, presidente do consórcio Transnit e sócio da Auto Lotação Ingá.
Denunciados por formarem uma organização criminosa, o prefeito, seu assessor e os empresários estão sujeitos a penas de reclusão que podem chegar até 21 anos pelos crimes também de corrupção ativa e passiva e crime continuado.
Só queria saber o que tem haver ele ter implante capilar. Está parecendo redação de criança que precisa encher linguiça para dar a quantidade de linhas que a professora pede.
Já que vc se acha boa de redação, gostaria de fazer uma pequena correção : não é ” tem haver”e sim, tem a ver…
No popular : De cara pintada a cara de pau.
Na verdade, ele só foi eleito para a UNES EM 1993.
Gostaria muito que a TERONI fosse investigada junto com o Prefeito, não precisa ser vidente pra jogar mais 10 anos de cadeia na sua ficha..
Quem conhece um pouquinho da Prefeitura de Niterói sabe que em tudo ali rola um “dindin”. Vide pela quantidade de Secretarias e afins. Um cabide de emprego e uma grande torna dividida em várias fatias para que os partidos políticos possam se apropriar do dinheiro público. É a velha política estampada a todo o momento. A situação dos transportes é só a “ponta do Iceberg”….Por isso Niterói se transformou nessa cidade péssima de se viver.