Somente agora, de olho no Palácio Guanabara, e eleito presidente do Conleste é que o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves reconheceu uma dívida da prefeitura com o consórcio formado por 15 municípios, no valor de R$ 1.024.948,76, referentes a mensalidades de 2008 a 2016. Metade delas vencidas e não quitadas durante seus primeiros quatro anos como prefeito de Niterói.
O Conleste foi criado em janeiro de 2007 para definir estratégias e atuação conjunta dos municípios que seriam impactados pelo projeto do polo petroquímico de Itaboraí, o Comperj, um megaempreendimento da Petrobras que desaguou na Operação Lava-Jato e que, de tão superfaturado que foi, está muito longe de sair do papel.
Atualmente, o consórcio é formado por municípios das regiões Leste, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, dos Lagos e Serrana: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama, Saquarema, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo e Teresópolis.
Teoricamente, a função do consórcio é discutir as necessidades de mobilidade urbana, habitação e saúde da região abrangida, e interferir pela articulação política regional para o planejamento e a gestão integrada de políticas públicas dos municípios consorciados. É ver para crer.
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…