Estiveram no gabinete do prefeito, o ex-deputado federal Alexandre Santos e o atual Altineu Cortes, do PL, ambos moradores de Niterói. São duas velhas raposas da velha política fluminense que ali estavam para firmar uma aliança entre o PDT (partido que atualmente abriga Rodrigo Neves) e o PL, visando as eleições de 2020.
Mesmo depois da prisão preventiva acusado por corrupção, Rodrigo Neves é o único apoiador que tem muita coisa a oferecer. Sua caneta comanda 54 secretarias municipais, mais do que o dobro de ministérios do governo federal. São recheadas por muitas centenas de funcionários fantasmas. Além disso, a atual gestão dispõe de muito dinheiro proveniente da cobrança de um dos IPTUs mais caros do Brasil e dos milhões de reais que vem recebendo dos royalties do petróleo.
Rodrigo Neves participa desse esquema de poder em Niterói há mais de três décadas, desde que foi secretário de Assistência Social de Jorge Roberto Silveira. Passou, ainda, pela mesma secretaria estadual no governo de Sérgio Cabral, e também pela Assembleia Legislativa como deputado pelo PT. O partido de Lula continua enraizado na administração niteroiense, com gente graúda nos postos chave das secretarias, como a Executiva e a de Cultura, e nas de maior número de cargos comissionados: Educação e Saúde.
As outras dezenas de secretarias estão loteadas e entregues a partidos que prometem apoio ao candidato que Rodrigo vier a apontar como o seu indicado. A decisão final caminha na direção dos secretários Axel Grael e Giovanna Victer, para ciumeira dos demais pretensos candidatos ao cargo majoritário.
É cedo para saber como andará a cabeça do cidadão eleitor em outubro de 2020, quando ele vai escolher o próximo prefeito. Sem falar em outros ingredientes que pesarão nessa escolha, como a crise econômica, política e moral porque passa o Brasil e o mundo.
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…