Uma dos mais polêmicos projetos de lei do arrocho fiscal foi aprovado já no início da madrugada desta quarta (21/12), pelo quórum mínimo de 14 vereadores. Foi o que prorroga a data de incorporação do adicional transitório e da equiparação de cargos do PCCS da Fundação Municipal de Educação. Pela lei 3.067, de 2013, isto estava previsto para acontecer em 1° de janeiro próximo.
Em 2013, ao aprovar o PCCS que agora remenda, Rodrigo Neves dizia que “com o novo plano, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2014, a gestão municipal investirá aproximadamente R$ 100 milhões nos próximos três anos em melhorias salariais e benefícios para os profissionais da rede municipal de ensino”. A maior parte dessas melhorias foi programada para acontecer em 1° de janeiro de 2017, após o seu mandato. Reeleito, Rodrigo agora queria adiar as melhorias salariais dos professores de novo para depois de sua segunda gestão na prefeitura, em 2020.
Depois do protesto dos professores, a Câmara aprovou emenda escalonando o pagamento das gratificações dos servidores da Educação, a começar em 2018, com 33% do que eles têm direito, mais 34% em 2019 e, finalmente, em 2020, com os restantes 33%.
Outra medida aprovada, que afeta todo o funcionalismo municipal, além dos professores, é o projeto que aumenta a contribuição previdenciária dos servidores. A prefeitura queria passar o desconto de 11% para 14%, mas os vereadores aprovaram uma emenda para que essa contribuição fique em 12,5%.
A Câmara não vai votar a proposta de criação de cerca de cem novos cargos na Secretaria de Planejamento nem outras duas mensagens que prejudicavam ainda mais o funcionalismo, como o fim da licença prêmio e do remanejamento de cargos. Essas mensagens foram devolvidas ao Executivo.
As outras mensagens aprovadas foram a que amplia a base de contribuição do ISS para outros tipos de serviço; a que estabelece novas regras para o pagamento de pensão às viúvas e dependentes e a que readapta a legislação urbana para os imóveis que foram desapropriados para as obras da Transoceânica.
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…
Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…
Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…