Publicidade
Notícias

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Publicidade
Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio Salles

Niterói perde uma grande figura: o mestre da antropologia e ícone dos estudos sobre Segurança Pública no Brasil, Roberto Kant de Lima, que faleceu aos 80 anos na noite de ontem (19), no Hospital Niterói D’Or, vítima de câncer. O horário do velório ainda não foi informado, mas será realizado no crematório do Parque da Colina.

Gaúcho de nascimento, amigo e colega de turma do ex-presidente do STF e ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, Kant deixou Porto Alegre e escolheu Niterói para viver e se dedicar, com talento e paixão, ao magistério na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 2008, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na área de Ciências Sociais. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), obteve mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Antropologia pela Harvard University. Posteriormente, realizou pós-doutorado na University of Alabama at Birmingham.

Enquanto a antropologia no Brasil se concentrava no estudo de indígenas e pescadores, Kant foi incentivado pelo renomado antropólogo Roberto DaMatta, também niteroiense, a aprofundar seus estudos sobre segurança pública nos Estados Unidos.

Se hoje as universidades brasileiras dedicam-se ao estudo da segurança pública, isso se deve aos trabalhos pioneiros do professor Kant. Ele possuía vasto conhecimento na área de teoria antropológica, com ênfase em método comparativo, antropologia do direito e da política, processos de administração de conflitos, produção de verdades e antropologia da pesca.

O comendador da antropologia, Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador, com serviços prestados ao país na área de segurança pública e na formação e orientação de inúmeros alunos. Vai fazer muita falta.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

2 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

5 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

1 semana ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade